Mercados

Bolsa de Tóquio fecha em leve alta

A Canon recuou 0,6%, depois de reportar um lucro operacional total de 323,9 bilhões de ienes no ano fiscal, bem abaixo da previsão de 356,0 bilhões de ienes


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,2%, para 11.138,66 pontos, após o acréscimo de 2,3% no dia anterior.
 (REUTERS/Toru Hanai)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei avançou 0,2%, para 11.138,66 pontos, após o acréscimo de 2,3% no dia anterior. (REUTERS/Toru Hanai)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Tóquio - As ações da Bolsa de Tóquio terminaram o pregão com ganho modesto nesta quinta-feira, uma vez que o entusiasmo por ações financeiras desencadeado pelos resultados positivos do Sumitomo Mitsui Financial Group ajudou a compensar números decepcionantes de Advantest, Canon e outros.

O índice Nikkei avançou 0,2%, para 11.138,66 pontos, após o acréscimo de 2,3% no dia anterior. O volume da bolsa foi forte com 3,75 bilhões de ações negociadas.

O Nikkei variou desde o início, flutuando acima e abaixo do ponto de equilíbrio durante todo o pregão. O índice estava abaixo de 0,6% na metade da sessão.

Os decepcionantes dados da produção industrial de dezembro do Japão, divulgados antes da abertura do mercado, assim como a queda de 0,1% do PIB trimestral dos EUA não afetaram muito as ações.

As empresas do setor de finanças foram o centro das atenções desde o início. O Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG) anunciou um lucro líquido de 550 bilhões de ienes referente ao período dos três primeiros trimestre de 2012.

O montante representou um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando levemente as previsões de 500 bilhões de ienes.

Consequentemente, as ações da SMFG subiram 5,2%, provocando a compra de papéis de seus concorrentes. O Mitsubishi UFJ Financial Group avançou 3,6%, enquanto o Mizuho Financial Group ganhou 2,8%.


A Nomura Holdings e o Daiwa Securities Group lideraram as corretoras no movimento de alta, terminando o pregão com acréscimo de 2,2% e 4,8%, respectivamente.

As ações de siderúrgicas e empresas de celulose também apresentaram ganhos. A Holdings JFE subiu 4,8% e a Oji Paper avançou 5,0%.

A Oji e seus parceiros se beneficiaram de uma reportagem do Nikkei de que a empresa pode ter aumentado o lucro operacional do grupo em cerca de 20% para quase 19 bilhões de ienes no trimestre entre outubro e dezembro ante o mesmo período do ano anterior. A empresa foi ajudada, em parte, por um iene mais fraco.

As fortes performances ajudaram a compensar as perdas de empresas sensíveis ao enfraquecimento do iene, particularmente, aqueles que registraram resultados corporativos fracos. A Advantest caiu 1,8%,após a anunciar resultados do terceiro trimestre que mostraram um prejuízo operacional de 2,6 bilhões de ienes.

A Canon recuou 0,6%, depois de reportar um lucro operacional total de 323,9 bilhões de ienes no ano fiscal, bem abaixo da previsão de 356,0 bilhões de ienes. A Nintendo perdeu 4,6% por causa de resultados negativos no quarto trimestre de 2012. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Americanas convoca assembleia para votar ação judicial contra ex-executivos por fraude

Apple supera estimativa em balanço do 3º trim., mas queda de vendas na China liga alerta no mercado

Vitaminado por AWS, resultado da Amazon supera estimativa e ação sobe no pós-mercado

Bradesco entrega o combinado, mas mercado esperava mais