Mercados

Bolsa de Tóquio cai 0,8% com pessimismo sobre China

O índice Nikkei caiu 73,65 pontos e terminou aos 8.796,51 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 07h08.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira. O pessimismo sobre a perspectiva econômica global, particularmente em relação à China, continuou a afetar as ações de exportadoras, como Toyota Motor e JFE Holdings. Já os papéis da eAccess dispararam 26% com notícias de uma potencial aquisição pela Softbank.

O Nikkei caiu 73,65 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 8.796,51 pontos, após baixa de 0,9% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações recuou para 1,37 bilhão de ações, impactado pelo feriado em outros importantes mercados, como as Bolsas de Xangai e de Hong Kong.

O PMI oficial de setembro da China, anunciado no meio da sessão da manhã, não teve um impacto imediato no mercado, mas as ações continuaram a deslizar no pregão da tarde.

"Há muitas maneiras de ler os dados do PMI da China, mas a essência é que ele reflete um modesto aumento mensal, ou seja, ainda não há sinais reais de uma luz no fim do túnel", disse Yoshihiro Okumura, gerente da Chibagin Asset Management. "Não é porque as ações estejam baratas que elas não possam ficar mais baratas." As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Biden sai e Kamala entra? Como o turbilhão nos EUA impacta as ações americanas, segundo o BTG

Por que Mohamed El-Erian, guru de Wall Street, está otimista com o cenário econômico

Ibovespa opera em queda puxado por Vale (VALE3)

Balanços da Tesla e Alphabet, Kamala Harris e corte de gastos no Brasil: o que move o mercado

Mais na Exame