Bolsa de NY fecha em alta com previsões otimistas
Por Renato Martins Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em alta, em dia marcado por projeções de lucro positivas por parte de várias empresas e por especulações sobre fusões e aquisições. O índice Dow Jones teve o nono dia de ganhos em 11 pregões e fechou no nível mais alto desde 10 […]
Da Redação
Publicado em 15 de setembro de 2010 às 15h11.
Por Renato Martins
Nova York - O mercado norte-americano de ações fechou em alta, em dia marcado por projeções de lucro positivas por parte de várias empresas e por especulações sobre fusões e aquisições. O índice Dow Jones teve o nono dia de ganhos em 11 pregões e fechou no nível mais alto desde 10 de agosto; o Nasdaq teve seu sexto dia consecutivo de altas.
Os principais índices do mercado abriram em baixa, depois da divulgação de indicadores fracos (os dados da produção industrial dos EUA em agosto e o índice de atividade industrial regional Empire State, do Fed de Nova York, que ficaram abaixo das previsões), mas recuperaram terreno e aceleraram seus ganhos na última hora do pregão.
"As empresas estão indicando que os negócios continuam fortes como elas esperavam no terceiro trimestre. Eu hesito em dizer que todas as nuvens se dissiparam, mas o sentimento parece melhor nas diretorias das empresas", comentou Tim Evnin, sócio e gerente de carteira da Evercore Wealth Management.
As ações dos setores farmacêutico estavam entre as que mais subiram, depois de a McKesson reafirmar sua previsão de lucros para o ano e de os analistas da Stifel Nicolaus preverem novas fusões e aquisições (McKesson +5,42%, Pfizer +1,11%). As do setor de tecnologia também tiveram bom desempenho, em reação ao anúncio da Cisco Systems de que voltará a pagar dividendos e de que a Novell estaria à venda (Cisco +0,65%, Novell +5,93%).
No setor de alimentos, as ações da Kraft Foods subiram 1,74%, em reação ao anúncio de que a empresa prevê que suas vendas de chocolate alcancem US$ 10 bilhões até 2013. No setor financeiro, as ações da Travelers subiram 2,88%, depois de a empresa anunciar que vai expandir seu programa de recompra de ações. As da MasterCard avançaram 5,22%, depois de a empresa dizer que seu lucro líquido deverá crescer 20% neste ano.
O índice Dow Jones fechou em alta de 46,24 pontos (0,44%), em 10.572,73 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 11,55 pontos (0,50%), em 2.301,32 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 3,97 pontos (0,35%), em 1.125,07 pontos. As informações são da Dow Jones.