Mercados

Japão fecha em baixa mas supera desempenho da região

Por Kevin Plumberg HONG KONG, 10 de dezembro (Reuters) - A bolsa de valores do Japão encerrou em queda nesta sexta-feira, depois de chegar a marcar o maior nível em sete meses mais cedo. O movimento foi incentivado por realização de lucro, mas na semana o mercado teve um desempenho melhor que o restante da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 às 18h08.

Por Kevin Plumberg

HONG KONG, 10 de dezembro (Reuters) - A bolsa de valores do Japão encerrou em queda nesta sexta-feira, depois de chegar a marcar o maior nível em sete meses mais cedo. O movimento foi incentivado por realização de lucro, mas na semana o mercado teve um desempenho melhor que o restante da Ásia.

Com 2010 acabando, investidores se mostram relutantes em fazer grandes apostas e estão preferindo realizar lucros em pequenas posições em meio a fracos volumes de negócios.

Os negócios desta sexta-feira também foram realizados em meio a uma expectativa de aumento de juro na China neste final de semana, especialmente depois que um jornal estatal informou que a inflação em novembro foi de 5,1 por cento.

Porém, políticas monetárias mais restritas na China e em outros mercados emergentes já foram precificadas no cenário econômico de 2011, ano em que alguns estrategistas estão indicando ativos de maior risco como ações, commodities e crédito, não títulos de governos.

"O ambiente parece muito favorável para ações agora, mas conforme entramos em 2011, investidores precisam estar alertas para uma mudança", disse Larry Kantor, diretor de pesquisa do Barclays Capital, em comunicado.

A bolsa de TÓQUIO <.N225> recuou 0,72 por cento, para 10.211 pontos, depois de ter tocado por instantes o maior nível desde 14 de maio. Investidores se mostraram preocupados pela segunda sessão com ações que subiram muito nos últimos dias sem qualquer suporte fundamental que apoiasse o movimento.

"Alguns investidores estrangeiros estão realizando lucro e se desfazendo de posições antes da pausa do Natal", disse Hiroaki Kuramochi, da Tokai Tokyo Securities, em Tóquio.

O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão <.MIAPJ0000PUS> exibia ligeira valorização de 0,05 por cento às 8h20 (horário de Brasília), a 466,61 pontos. As maiores perdas foram em setores voltados ao consumo, que têm apresentado um dos melhores desempenhos no acumulado do ano.

Em XANGAI <.SSEC>, a bolsa teve valorização de 1,07 por cento, a 2.841 pontos. HONG KONG <.HSI> se desvalorizou em 0,04 por cento, a 23.162 pontos. A bolsa de TAIWAN <.TWII> caiu 0,4 por cento.

Na Coreia do Sul, a bolsa de SEUL <.KS11> perdeu 0,14 por cento, CINGAPURA <.FTSTI> caiu 0,77 por cento e SYDNEY <.AXJO> teve avanço ligeiro de 0,1 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame