Mercados

Expectativa de recuperação impulsiona Tóquio e Sydney

CINGAPURA - A maior parte dos mercados acionários da Ásia teve dificuldade para ganhar terreno nesta terça-feira, mas a bolsa de Tóquio renovou maior nível em nove meses e ações em Sydney avançaram diante de expectativas de recuperação sustentada do mundo desenvolvido. Operadores em Tóquio afirmaram que resultados trimestrais melhores que o esperado de empresas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 09h52.

CINGAPURA - A maior parte dos mercados acionários da Ásia teve dificuldade para ganhar terreno nesta terça-feira, mas a bolsa de Tóquio renovou maior nível em nove meses e ações em Sydney avançaram diante de expectativas de recuperação sustentada do mundo desenvolvido.

Operadores em Tóquio afirmaram que resultados trimestrais melhores que o esperado de empresas dos Estados Unidos e Japão aceleraram a mudança dos recursos de investidores de mercados emergentes afetados por inflação para mercados desenvolvidos mergulhados em um ambiente de políticas monetárias frouxas.

"A performance de todos os mercados emergentes, incluindo Brasil, Índia, Indonésia e China, tem sido muito fraca este ano e a mudança do foco dos mercados para economias desenvolvidas com menor risco inflacionário está ajudando as ações em Tóquio", disse Norihiro Fujito, estrategista sênior no Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.

Dados da Liper mostraram na semana passada uma saída recorde de 4,1 bilhões de dólares em recursos de fundos de ações de mercados emergentes na semana até 2 de fevereiro.

Apesar do crescimento econômico lento e da deflação persistente, o Japão tem registrado o melhor desempenho entre os mercados acionários da Ásia até agora em 2011, com ganhos no ano de cerca de 4 por cento.

A bolsa de Tóquio subiu 0,41 por cento, para 10.635 pontos.

Enquanto isso, o índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão mostrava queda de 0,11 por cento às 7h38 (horário de Brasília), liderado por recuo no setor de tecnologia.

A bolsa de Sydney teve alta de 0,45 por cento, a 4.890 pontos. O mercado foi impulsionado pelo resultado do National Austrlia Bank , que incentivou valorização dos quatro principais bancos da Austrália.

"Toda vez que eles divulgam resultado dizendo que operações básicas foram razoavelmente bem e as condições de negócios estão na direção correta, a percepção de risco associada cai", disse Angus Gluskie, diretor de investimento da White Funds Management.

A bolsa de Xangai segue fechada pelo Feriado do Ano Novo Lunar. O mercado em Hong Kong recuou 0,29 por cento, Taiwan caiu 0,37 por cento e Seul teve perda de 0,58 por cento. A bolsa de Cingapura encerrou em baixa de 0,21 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

VW pode fechar fábrica na Alemanha — e o que isso diz sobre a ascensão das chinesas na bolsa

Após seis meses, BTG volta com Banco do Brasil (BBAS3) na carteira para setembro

Tesla diz que sistema autônomo de seus carros chegará à China e Europa em 2025

Criação de empregos privados abaixo do esperado nos EUA reforça expectativa de corte de 50 bps

Mais na Exame