Mercados

Ações europeias têm alta, mas revisão de PIB da Espanha pesa

Analistas aguardam detalhes de esperadas novas medidas de bancos centrais para estimular o crescimento


	Os investidores também esperavam por detalhes do plano do BCE para começar a comprar títulos espanhóis e italianos para ajudar a amenizar a crise
 (Alex Domanski/Reuters)

Os investidores também esperavam por detalhes do plano do BCE para começar a comprar títulos espanhóis e italianos para ajudar a amenizar a crise (Alex Domanski/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 08h48.

Paris/Londres/Helsinki - As ações europeias tinham leve alta em um pregão volátil nesta segunda-feira, após o forte rali das últimas semanas, com investidores esperando detalhes de esperadas novas medidas de bancos centrais para estimular o crescimento.

Às 8h18 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,11 por cento, para 1.091 pontos. O índice das blue chips da zona do euro Euro STOXX 50 avançava 0,13 por cento, para 2.437 pontos.

As ações espanholas caíam, com o índice IBEX chegando a recuar 0,8 por cento, depois que dados revisados mostraram que a economia do país encolheu mais do que o previamente estimado em 2010, e cresceu menos que o inicialmente publicado em 2011, renovando temores sobre a capacidade do país de controlar seu déficit público.

"As pessoas têm se focado na perspectiva de que ... o BCE (e o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) comprarão títulos, mas no final do dia, eu duvido seriamente que essas medidas terão um impacto significativo na economia real", afirmou um operador de fundos de Paris.

"Os riscos sistêmicos de alguma forma diminuíram, o que explica o rali do verão (do hemisfério norte). Mas acima disso, as ações não vão subir mais, a menos que as coisas melhorem no fronte macro." A expectativa é de que as ações europeias continuem com variações pequenas antes do esperado encontro anual de membros de bancos centrais em Jackson Hole, Wyoming, nos Estados Unidos, que começará na sexta-feira. O presidente do Fed, Ben Bernanke, já usou tais encontros para sinalizar afrouxamento monetário futuro.

Os investidores também esperavam por detalhes do plano do BCE para começar a comprar títulos espanhóis e italianos para ajudar a amenizar a crise da dívida da zona do euro.

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA