Mercados

Ações de bancos pressionam mercados europeus

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em baixa nesta quinta-feira, ampliando as perdas dos últimos seis pregões, com as ações dos bancos caindo por preocupações sobre os prejuízos de uma eventual reestruturação de dívida na Grécia. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, operava em queda de 0,06 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 08h49.

Londres - As bolsas de valores da Europa operavam em baixa nesta quinta-feira, ampliando as perdas dos últimos seis pregões, com as ações dos bancos caindo por preocupações sobre os prejuízos de uma eventual reestruturação de dívida na Grécia.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações no continente, operava em queda de 0,06 por cento, a 1.093 pontos, às 8h30 (horário de Brasília).

O índice do setor bancário perdia 0,9 por cento. Os papéis do Commerzbank , que tem alta exposição à dívida da Grécia, tinham depreciação de 2,6 por cento.

O Banco Central Europeu (BCE) deve indicar, nesta quinta-feira, que elevará a taxa básica de juros da zona do euro em julho, mas devem dar poucos detalhes sobre o novo pacote de resgate para a Grécia.

"Se eles não sinalizarem uma alta da taxa de juros, os mercados vão achar que eles decidiram manter o fluxo de estímulos", disse Andy Lynch, que administra 2,5 bilhões de euros para a Schroders.

"Eu acho que isso vai derrubar o mercado até o fim do dia, com as pessoas preocupadas com a fraqueza dos fundamentos na zona do euro." Analistas técnicos disseram que o índice de blue-chips Euro STOXX 50 se aproximava de um nível de excesso de vendas, com o índice de força relativa em 35,6. Um patamar abaixo de 30 é considerado sinal negativo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Os planos do novo CEO da Vale: 'senso de urgência' e foco em produtividade

Zamp (ZAMP3) conclui compra da Starbucks Brasil e traz ex-BR Malls para comandar negócio

Ibovespa opera em alta em meio a dados divergentes sobre inflação e emprego dos EUA

Após crise da Agrogalaxy, Lavoro, do Pátria, sonda investidores para injeção de capital