Mercados

Ações europeias caem por temores com crescimento

Dados da China e da zona do euro diminuíram a recente visão otimista dos investidores sobre a economia

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2012 às 08h14.

Londres - As bolsas de valores da Europa recuavam nesta sexta-feira, após quatro sessões seguidas de quedas, afetadas por temores sobre as perspectivas de crescimento global. Às 8h01 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSE Eurofirst 300 recuava 0,25 por cento, para 1.076 pontos, levando a perda acumulada da semana para perto de 2,7 por cento.

A confiança do investidor foi afetada por dados divulgados na quinta-feira que mostraram desaceleração na atividade industrial na China e na zona do euro, o que abortou a recente visão otimista dos investidores sobre a economia, após uma sequência de divulgações de dados encorajadores dos Estados Unidos.

"Os mercados globais estão dando dando uma pausa, antecipando um grande rebalanceamento de recursos saindo de ações para renda fixa, porque a performance relativa das ações foi muito significativa neste trimestre", disse Lex van Dam, gerente de fundos de hedge do Hampstead Capital, que administra 500 milhões de dólares em ativos.

"Ainda estamos preocupados com temas macroeconômicos, principalmente um pouso duro da economia da China", disse Atif Latif, diretor de ações e derivativos da Guardian Stockbrokers. Ele lembrou que apesar do mercado ter passado por forte rali neste ano, com o FTSEurofirst 300 avançando 7,5 por cento em 2012, isso ocorreu com fraco volume e sem convicção.

O setor bançario, que vinha avançando com onda de liquidez criada por medidas de incentivo por bancos centrais, operava entre as maiores quedas desta sexta-ferira, recuando 0,65 por cento.

Mais de Mercados

Petrobras bate recordes de produção em refinarias no terceiro trimestre de 2024

‘Woodstock da eletrificação’: Por que o Investor Day da WEG (WEGE3) animou os investidores

Gerdau avança no corte de custos e BTG afirma que ‘cada centavo conta’

Montadora Chery estuda IPO de US$ 7 bi em Hong Kong