Operador reage em frente à tela do índice DAX na bolsa de valores de Frankfurt (Alex Domanski/Reuters)
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2012 às 08h55.
Londres - As ações europeias caíam nesta quinta-feira, ao passo que dados industriais fracos da China reacenderam preocupações com o crescimento global e atingiram mineradoras, enquanto os bancos da zona do euro continuaram a anular ganhos devido às incertezas sobre se e quando a Espanha irá pedir um resgate.
As ações de recursos básicos perdiam 1,65 por cento, à medida que dados mostraram que a atividade industrial da China, a maior consumidora de metais do mundo, continuou contraindo este mês.
Os bancos da zona do euro também eram pressionados e caíam 1,88 por cento, com a Espanha ainda evitando pedir um resgate que permitiria intervenção do Banco Central Europeu (BCE) no mercado de dívida para diminuir os custos de empréstimo do país.
"A ativida na China ainda está muito fraca e os europeus estão muito assustados", afirmou um operador de Bruxelas. "A situação espanhola é estressante, mas eu acho que os problemas da Espanha são bem conhecidos." Às 8h00, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 perdia 0,3 por cento, para 1.113 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro STOXX 50 recuava 0,86 por cento, para 2.545 pontos.