Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 26 de setembro de 2012 às 09h00.
Londres - As ações europeias caíam nesta quarta-feira, com as ações espanholas recuando depois que sua economia continuou a encolher a uma taxa significativa, enquanto protestos contra austeridade tomavam as ruas no sul da Europa.
Às 8h39 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 cedia 1,51 por cento, para 1.102 pontos, com o sentimento prejudicado por um fechamento fraco nos Estados Unidos, à medida que o otimismo com os recentes estímulos de bancos centrais continuaram a diminuir diante de preocupações com o crescimento global e resultados corporativos.
"Os mercados perceberam que, apesar da redução de um grande número de riscos, o programa (de compra de títulos) do BCE não é a solução para todos os problemas na zona do euro", afirmou o analista do Investec Philip Shaw.
"Quando essas questões começam a ganhar mais importância, é quando começamos a ver vendas de ativos de risco." O índice IBEX da Espanha tinha o pior desempenho do índice europeu, recuando mais de 3 por cento depois que o banco central do país disse que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu novamente no terceiro trimestre e à medida que os investidores protegiam-se para o orçamento de 2013 que será divulgado na quinta-feira.
Havia protestos nas ruas de Atenas e Madri em oposição à austeridade proposta, causando mais preocupação sobre as perspectivas de resultados corporativos.