Exame Logo

Abertura do mercado: bolsa deve continuar dividida entre fiscal e balanços

Cenário de curto prazo é desafiador para Ibovespa, mas resultados corporativos impulsionam perspectivas de longo prazo

Painel de negociações da B3 | Foto: Germano Lüders (Germano Lüders/Exame)
BQ

Beatriz Quesada

Publicado em 11 de agosto de 2021 às 09h09.

A volatilidade tem sido companheira do Ibovespa no mês de agosto. O principal índice da bolsa brasileira alterna dias de perdas e ganhos e não tem conseguido acompanhar a tendência de alta que se mantém no exterior.

A explicação está na influência de duas forças opostas sobre o Ibovespa. No campo negativo, crescem as preocupações fiscais e os riscos em Brasília. Do outro lado da balança, os resultados corporativos do segundo trimestre de 2021 estão surpreendendo positivamente.

Veja também

“O cenário de curto prazo está mais desafiador ao analisarmos o quadro fiscal do Brasil. Mas, olhando para o longo prazo, que reflete fundamentos, a perspectiva é animadora. Isso porque os resultados das empresas mostram forte recuperação em relação à pior fase da pandemia”, afirmou Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de renda variável e derivativos do BTG Pactual digital,na Abertura de Mercado desta quarta-feira.

Zanlorenzi aponta que o mercado nacional deve continuar operando de lado ao longo da próxima quinzena, quando ainda são esperadas votações importantes em Brasília. Nesta quarta-feira, está prevista a votação da reforma tributária no plenário da Câmara. Amanhã, segundo o presidente Arthur Lira, deve ser votada a reforma política.

Investidores também ficam atentos à votação da privatização dos Correios no Senado, ainda sem data para ir a plenário. A criação do programa Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, e a PEC dos precatórios continuam no radar, com o mercado monitorando como as propostas vão ser custeadas e qual será o impacto no quadro fiscal do país.

No quadro de balanços, o resultado da Marfrig (MRFG3) divulgado na noite de ontem surpreendeu analistas positivamente, podendo impulsionar as ações da empresa no pregão desta quarta-feira. Hoje, após o fechamento do mercado, é a vez da JBS (JBSS3) divulgar seus números. Outros balanços aguardados para o dia são Suzano (SUZB3), B3 (B3SA3) e Banco Inter (BIDI11).

Assista ao programa completo aqui:

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame