Exame Logo

5 fatores por trás do salto das ações da Petrobras nesta 2ª

China, preço do petróleo e relatório da AIE estimulam disparada dos papéis na sessão, mas baixa no ano segue de dois dígitos

Plataforma da Petrobras: ações da empresa disparam na Bolsa (Bloomberg)

Anderson Figo

Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 18h23.

São Paulo - As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras ( PETR3, PETR4 ) tinham valorização de dois dígitos nesta segunda-feira (22), ajudando a sustentar o ganho do Ibovespa na sessão.

Apesar do respiro, os papéis da estatal seguem com perdas de mais de 10% no ano.  A EXAME.com listou abaixo cinco fatores por trás do comportamento atípico da petroleira na Bolsa hoje. Confira:

1) China

O governo chinês substituiu o chefe do principal regulador de valores mobiliários daquele país, o que trouxe otimismo aos mercados internacionais.

A avaliação é que a China está se esforçando para restaurar a confiança de investidores no crescimento da segunda maior economia do mundo e principal parceiro comercial do Brasil.

2) Petróleo

O preço do petróleo no exterior acompanhava a valorização de outras commodities na sessão e tinha forte alta, amparado no bom humor gerado pela China.

O barril de petróleo Brent ---negociado em Londres e referência no setor--- subia mais de 4% para a casa dos US$ 33.

A recuperação, mesmo que momentânea, animava o mercado, já que o barril da commodity chegou a ser negociado recentemente abaixo de US$ 30, no menor nível desde 2004.

3) AIE

A AIE (Agência Internacional de Energia) divulgou um relatório no qual prevê que o mercado petroleiro começará a voltar ao equilíbrio em 2017.

Atualmente, o setor tem sofrido com o descompasso entre a demanda global por petróleo e o excesso de oferta da commodity.

Um fator que deve colaborar para o ajuste, segundo a AIE, é a desaceleração da produção de petróleo de xisto nos Estados Unidos neste e no próximo ano.

4) Lava Jato

A Polícia Federal deflagou nesta segunda-feira mais uma fase da Operação Lava Jato , que investiga denúncias de desvio de dinheiro na Petrobras.

João Santana, marqueteiro e responsável pelas duas campanhas de Dilma Rousseff à presidência e pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, foi um dos alvos dessa nova fase.

A avaliação é que a relação entre Dilma e Santana pode reacender a possibilidade de impeachment da presidente.

5) Negociação

Segundo o jornal Folha de S.Paulo , a Petrobras fez nova proposta para alugar sondas de petróleo da Sete Brasil .

Dessa vez, segundo a publicação, a estatal propôs alugar dez sondas por cinco anos, renováveis por mais cinco. Originalmente, a Sete alugaria 28 sondas para a estatal por um prazo máximo de 15 anos.

Além disso, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo , a Petrobras vai parar de procurar petróleo na Bahia .

A empresa já teria informado ao sindicato local que, até março, vai desligar todas as sondas de perfuração terrestre usadas para encontrar novos reservatórios no estado, informou a publicação.

São Paulo - As combinações de letras e números que dão nome aos papéis na Bolsa geralmente têm pouca relevância na hora de os investidores escolherem ações para investir. Em alguns casos, porém, não há como tais códigos passarem desapercebidos.  São aqueles que têm boa fluência cognitiva, ou seja, quando o conjunto de letras que representa o ativo forma uma sigla ou palavra que remeta imediatamente ao negócio da empresa.  O código da ação da produtora de eventos Time for Fun , por exemplo, é SHOW3. A empresa é conhecida por organizar shows de grandes bandas internacionais e nacionais no Brasil. Além de divertido, o código com boa fluência cognitiva faz com que o investidor identifique com facilidade a ação da companhia, o que pode influenciar sua decisão de investimento, segundo especialistas. Já quando um código tem pouca ou nenhuma fluência cognitiva o investidor leva mais tempo para reconhecer o ativo e assimilar sua aplicação. É o caso da HGTX3, que é a ação da varejista Hering , ou da MYPK3, da fabricante de autopeças e equipamentos ferroviários Iochpe-Maxion .  Navegue pelas fotos da galeria para descobrir quais os códigos de ações mais divertidos da Bolsa brasileira.
  • 2. Time for Fun (SHOW3)

    2 /7(Divulgação)

  • O código da ação da Time for Fun remete aos shows que a produtora de eventos organiza.
  • 3. Minerva (BEEF3)

    3 /7(Dado Galdieri/Bloomberg)

  • A Minerva, que atua no ramo de produção e comercialização de carne bovina, tem no código de sua ação a palavra em inglês "beef", que significa carne.
  • 4. Localiza (RENT3)

    4 /7(Divulgação)

    A locadora de automóveis Localiza tem no código de sua ação a palavra em inglês "rent", que significa aluguel.
  • 5. CSU (CARD3)

    5 /7(Marcos Santos/USP Imagens)

    A CSU, empresa com atuação em processamento de cartões de crédito, tem no código de sua ação a palavra em inglês "card", que significa cartão.
  • 6. Marisa (AMAR3)

    6 /7(Wikimedia Commons)

    A rede varejista Marisa utilizou um verbo de fácil assimilação para compor o código de sua ação (amar).
  • 7. Veja agora 20 conselhos de investidores bilionários em tempos de crise

    7 /7(Reuters/Lucas Jackson)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame