Exame Logo

5 ações que podem surpreender você na temporada de balanços

Números que estão sendo divulgados neste mês podem dar uma mãozinha para alguns papéis; veja quais

Agora vai? (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 05h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h18.

São Paulo – Nem foram necessários números. O adiamento da divulgação dos resultados de 2013 da Petrobras já desanimou alguns analistas, para quem a mudança de data poderia estar relacionada a dados ruins. Na quarta-feira, as ações da companhia fecharam o dia em queda. Na ponta oposta, há expectativas de que, determinados papéis, podem se beneficiar da divulgação dos balanços . Veja alguns:
  • 2. Vale (VALE5)

    2 /7(Dado Galdieri/Bloomberg)

  • Veja também

    Em 2014, o papel VALE5 tem queda de 5%. Em janeiro, a Vale perdeu 13,8 bilhões de reais em valor de mercado. Há analistas que acreditam que os papeis da companhia já sofreram bastante da Bolsa. A Concórdia, por exemplo, vê um potencial de valorização de 80% no papel da empresa. A empresa teve uma das ações mais recomendadas para 2014 segundo levantamento realizado pela EXAME.com.No próximo dia 26, a Vale divulgará seus resultados referentes a 2013. Para a Ativa Corretora, o quarto trimestre de 2013 deve entregar bons resultados para a Vale, apesar do evento não-recorrente do acordo com o governo sobre o Refis no final de novembro, que deve impactar negativamente o resultado líquido da companhia, segundo a Corretora.Na época, a companhia calculou que a adesão ao Refis poderia ter um impacto de 20,725 bilhões de reais sobre o lucro apurado em 2013.No terceiro trimestre, a Vale foi a companhia mais lucrativa no Brasil, de acordo com ranking elaborado pela Economatica.
  • 3. Embraer (EMBR3)

    3 /7(Germano Lüders/EXAME.com)

  • Em 2014, o papel EMBR3 tem queda próxima de 1%. A Embraer informou que conseguiu cumprir suas metas de entregas para 2013, tanto em aeronaves comerciais como executivas. No total, 209 aviões foram entregues. No quarto trimestre, a companhia, assinou contrato com a American Airlines para 60 jatos E175, com opções de compra para 90 jatos adicionais do mesmo modelo. “Além do forte volume de entregas, a depreciação do real no período também deve contribuir para um bom resultado”, segundo a Ativa Corretora. A Embraer divulgará seu resultado no dia 26 de fevereiro.
  • 4. MRV (MRVE3)

    4 /7(AGENCIA NITRO)

    Neste ano, o papel tem alta de cerca de 1%. No quarto trimestre de 2013, a MRV ( MRV3 ) dobrou o ritmo de lançamentos e as vendas contratadas da construtora e incorporadora avançaram 1% ante o mesmo período de 2012. No quarto trimestre, 86% das vendas da companhia foram elegíveis ao programa de habitação Minha Casa Minha Vida. A Ativa destacou que a MRV vem ganhando participação de mercado dentro do seu público alvo, os usuários do programa Minha Casa Minha Vida, beneficiando-se da saída de concorrentes do programa. Para a Corretora, o cenário do final do ano indica que a MRV pode já entrar na última fase de sua reestruturação, que seria a expansão de suas margens e o aumento no lucro. A MRV vai divulgar seus resultados no dia 27 de março.
  • 5. Suzano (SUZB5)

    5 /7(Germano Lüders)

    No ano, o papel tem queda de 0,4%. A Ativa Corretora espera que a Suzano ( SUZB5 ) repita o terceiro trimestre e apresente números sólidos no quarto trimestre - o resultado será divulgado no dia 14 de março. Dentre os fatores positivos, estaria o aumento dos preços de papel, papel cartão e da celulose, somados a elevação das exportações de celulose em dezembro. A expectativa da corretora é de que a companhia se beneficie da maior cotação do dólar frente ao real no período.
  • 6. Pão de Açúcar (PCAR4)

    6 /7(Reprodução/Street View)

    Em 2014, o papel acumula queda de 10%. Em 2013, o Pão de Açúcar ( PCAR4 ) ganhou 3,89 bilhões de reais em valor de mercado. O grupo já anunciou seus números relativos ao desempenho das vendas do quarto trimestre de 2013. No período, a empresa obteve receita líquida consolidada de 16,887 bilhões de reais, o que indica um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. No ano, as vendas líquidas consolidadas somaram 57,730 bilhões de reais, o que indica uma expansão de 13,7% em relação a 2012.A Ativa Corretora espera que, em seus resultados, o Grupo Pão de Açúcar apresente crescimento sólido, com um bom controle de custos, mantendo margens saudáveis no trimestre, reforçado pelo bom desempenho operacional já divulgado.A Ativa também espera que o setor de bens duráveis, representado pela Via Varejo, apresente melhores resultados a partir das sinergias a serem incorporadas, além de ter potencial de crescimento, principalmente através plataformas online. A empresa vai divulgar seus resultados no dia 13 de fevereiro. Os números serão os últimos com Enéas Pestana na presidência do Grupo. O executivo deixou o cargo em janeiro, e Ronaldo Labrudi tornou-se presidente.
  • 7. Veja agora quem sobreviveu em janeiro à maré de pessimismo

    7 /7(Stock.xchng)

  • Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresComércioConstrução civilEmbraerEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas francesasempresas-de-tecnologiaMadeiraMineraçãoMRVPão de AçúcarPapel e CeluloseSetor de transporteSiderúrgicasSupermercadossuzanoValeVarejo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercados

    Mais na Exame