Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

UE e FMI pedem que Grécia finalize novo plano de cortes; bolsas da Ásia caem na espera de reunião do Fed

O primeiro-ministro Wen Jiabao: China está no caminho para cumprir meta de crescimento (AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 09h25.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- China caminha para cumprir meta de crescimento em 2012. A China está no caminho para cumprir sua meta de crescimento econômico neste ano e o governo está dando maior importância para as decisões políticas com o objetivo de estabilizar a economia, afirmou nesta terça-feira o primeiro-ministro, Wen Jiabao.

Veja também

2- IGP-M desacelera alta para 0,59% na 1ª prévia de setembro. O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,59 por cento na primeira prévia de setembro, ante elevação de 1,21 por cento no mesmo período de agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

3- UE e FMI pedem a Atenas para que finalize o plano de cortes. A troika de credores públicos da Grécia, formada por União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), pediu nesta segunda-feira ao governo grego para que intensifique seus esforços para finalizar antes do final de semana o novo plano de cortes, que totalizam 11,500 bilhões de euros e que podem chegar a 13,5 bi. Os auditores da troika de credores chegaram no fim de semana a Atenas para continuar as negociações iniciadas em julho com o governo grego sobre uma nova leva de medidas para 2013 e 2014, que prevê cortes nos gastos públicos.

4- Ação da Vale tem mais risco de alta do que baixa, diz banco. As ações da maior mineradora de minério de ferro do mundo têm sofrido nas últimas semanas com uma expressiva queda nos preços da commodity, mas a correção nos preços dos papéis da Vale (VALE3; VALE5) e da matéria-prima do aço pode estar perto do fim, projetam os analistas do banco Santander.

5- Mercado reduz em até 85% projeção para HRT na bolsa. Os analistas parecem ter desistido de considerar valor para a probabilidade de a HRT (HRTP3) encontrar petróleo na Namíbia. A mudança de tom veio após uma empresa que também opera no país anunciar que não obteve sucesso em sua campanha de exploração em um campo a 145 quilômetros do principal projeto da brasileira. A HRT planeja perfurar 4 poços na região.


6- Gafisa analisará abertura de capital da Alphaville. A Gafisa informou nesta segunda-feira ter iniciado uma análise de "opções estratégicas" para o futuro de sua controlada Alphaville Urbanismo, que pode envolver abertura de capital ou venda de participação da empresa.

7- Bolsas da Ásia têm queda à espera de Alemanha e Fed. A maioria dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta terça-feira. Os investidores mostraram cautela, à espera da reunião de política monetária do Federal Reserve - Fed, o banco central dos Estados Unidos. Também aguardam a decisão do Tribunal Constitucional alemão sobre a legalidade do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês).

8- Selic abaixo de 10% é recompensa pra Tombini por frear corte. Os investidores estão recompensando a autoridade monetária por sinalizar que ela está pronta a interromper o maior ciclo de redução da taxa básica de juros entre o grupo das 20 maiores nações.O comunicado da última reunião do Copom e o anúncio da presidente Dilma Rousseff de cortes na tarifa de energia elétrica no próximo ano estão fazendo com que o País recupere a confiança de investidores que estavam preocupados com a possibilidade de que as sucessivas reduções na taxa básica pudessem impulsionar a inflação.

9- iPhone 5 pode ter impacto no PIB dos EUA, diz JP Morgan. A próxima geração do iPhone 5, que a Apple planeja lançar nesta semana, pode não apenas impulsionar os lucros da gigante do setor de tecnologia como também dar uma força significante para a economia geral dos Estados Unidos.As vendas dos novos smartphones da Apple podem acrescentar entre 0,25 e 0,5 ponto percentual no crescimento anualizado do quarto trimestre dos Estados Unidos, disse o economista-chefe do J.P. Morgan. n

10- Exportações chinesas crescem abaixo do esperado em agosto. As exportações chinesas cresceram abaixo do esperado em agosto, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira, o que alimentou a preocupação sobre a segunda economia mundial. A China é o principal exportador do mundo. Segundo dados da Administração Geral de Alfândegas (AGA), as exportações chinesas aumentaram em agosto 2,7% em relação ao mesmo período de 2011.

Com Agência Estado, Bloomberg e  Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame