10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira
A aplicação em títulos do Tesouro Direto levou a um ganho de 402% na última década
Da Redação
Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 08h43.
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – Tesouro Direto rende mais que a bolsa na década. O que parece ser lógico na teoria, entretanto, não se confirmou na prática no Brasil entre 2001 e 2010. Segundo pesquisa do Instituto Assaf, a aplicação em títulos do Tesouro Direto levou a um ganho de 402% na última década. Já os investimentos em bolsa renderam 354% - menos, portanto, que a segurança da renda fixa.
2 – TAM e Gol lideram rentabilidade em títulos corporativos do Brasil. Os títulos da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e da TAM são os de maior rentabilidade nos últimos seis meses no mercado de dívida corporativa brasileira, refletindo o recorde na demanda por viagens aéreas na maior economia da América Latina. Os títulos de companhias tiveram valorização de 6,1% em seis meses, em comparação com uma queda retração de 0,8% para a dívida de bancos e uma alta de 0,3% para os bônus de siderúrgicas.
3 – Termina hoje o prazo para participar de oferta da Direcional Engenharia. Os investidores interessados em participar da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações da Direcional Engenharia (DIRR3), uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, têm até esta terça-feira (8) para reservar os papéis da companhia.
4 – Ação da Queiroz Galvão sai a R$ 19, abaixo do estimado pelos coordenadores. Os papéis da companhia (QGEP3) foram precificados a 19 reais, abaixo do intervalo estimado (entre 23 e 29 reais) pelos coordenadores da oferta. Foram vendidas 79.741.019 ações, o que movimentou um montante de 1,515 bilhão de reais. As 10,4 milhões de ações do lote suplementar foram vendidas, mas não houve a venda do lote adicional e nem da oferta secundária.
5 – Marfrig vai recomprar até 5,8 milhões de ações em um ano. O conselho de administração do segundo maior frigorífico da América Latina aprovou na noite de segunda-feira (7) a liberação de 100 milhões de reais para a recompra de até 5,8 milhões de ações em um prazo de um ano, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
6 – Governo estuda elevar IOF de gasto no exterior a 4%, diz jornal. O governo estuda aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras das compras no exterior com cartão de crédito de 0,38% para mais de 4%, disse a Folha de S.Paulo, sem citar como obteve a informação. O objetivo é frear o consumo de brasileiros no exterior, favorecido pelo aumento da renda e pelo dólar barato.
7 – Vazamento de gás suspende produção de plataforma da Petrobras. A estatal informou que na manhã de domingo (6) um vazamento de gás levou a suspensão temporária da produção de petróleo e gás da Plataforma P-50. Segundo nota, o “incidente” ocorreu às 8h30 e foi normalizada a situação por volta das 11h45 do mesmo dia.
8 – Empresas deixam de captar R$ 2 bi em 4 operações de IPO, diz jornal. Até agora, as operações de 2011 levantaram 3 bilhões de reais, mas deixaram de captar outros 2 bilhões de reais devido à redução de preços, informa o Valor Econômico. A conta leva em consideração quanto a empresa pretendia captar no ponto máximo da faixa de preços que sugeriu para a distribuição, com a colocação de lotes adicional e suplementar.
9 – Ações das varejistas de vestuário perderam o brilho, avalia Raymond James. Após o forte desempenho registrado no mercado de ações em 2010, o setor deve agora sofrer com um possível aumento da taxa básica de juros (Selic) no Brasil e com o impacto desta medida nos financiamentos concedidos aos consumidores, afirmam em relatório os analistas Guilherme Assis e Daniela Bretthauer.
10 – Inflação oficial registra maior alta desde abril de 2005. A inflação oficial do Brasil iniciou o ano com alta de 0,83% ante 0,63% em dezembro de 2010. É a maior taxa mensal desde abril de 2005. No acumulado em 12 meses, o IPCA registra alta de 5,99%, bem próximo do teto da meta (6,5%).
Direto da Bolsa - Mais um frigorífico rumo à bolsa? - 2ª Edição