Exame Logo

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Mercado eleva inflação em 2012 e mantém previsão de PIB; desemprego fica estável na zona do euro e na UE em agosto

Manifestação em Paris contra o desemprego na Europa: desemprego na eurozona foi de 11,4% em agosto (Dominique Faget/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 09h08.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Mercado eleva inflação em 2012 e mantém previsão de PIB. O mercado elevou ligeiramente a projeção para a inflação neste ano a 5,36 por cento, ante 5,35 por cento na semana anterior, e manteve a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,57 por cento, mostrou a pesquisa Focus, do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.

Veja também

2- Desemprego fica estável na zona do euro e na UE em agosto. O desemprego na zona do euro e no conjunto da União Europeia (UE) se manteve estável em agosto e continua em máximos históricos, segundo os dados proporcionados hoje pelo Eurostat, o escritório estatístico do bloco. O Eurostat informou que o desemprego na eurozona foi de 11,4% em agosto, enquanto nos 27 países da UE ficou em 10,5%, os mesmos dados de julho.

3- Pimco: Dilma acabou com o almoço grátis em ações no Brasil. Juro menor, bolsa em alta. Essa frase foi por muito tempo aceita como verdade indiscutível no Brasil. Mas de uns tempos pra cá essa relação foi distorcida pela atuação do governo federal, que agora tem se esforçado em distribuir os benefícios da redução do custo de capital com as empresas, a exemplo do setor financeiro e da energia elétrica. O fim do “almoço grátis” no país não foi dado apenas para a renda fixa, mas também para a variável, avalia a Pimco em um relatório.

4- Ajuda à Grécia será decidida após relatório da troica. O Ministério das Finanças da Alemanha reiterou domingo que o governo do país precisa esperar pelo relatório dos inspetores da União Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do FMI antes de decidir se a Grécia pode ou não receber a próxima parcela do programa de ajuda financeira. Segundo a revista semanal Wirtschaftswoche, já estão em andamento em Bruxelas os preparativos para assegurar que a Grécia receba a próxima parcela do programa de ajuda, apesar da perspectiva de que o relatório da troica diga que o país não cumpriu as metas. A revista Focus publicou reportagem com o mesmo conteúdo.

5- Bolsas da Ásia têm baixa em dia de feriado na China. A maioria dos mercados asiáticos fechou em queda nesta segunda-feira, em dia de feriado em Hong Kong, Coreia do Sul e China, que ficará fechada até domingo. Em Taiwan, a Bolsa de Taipé terminou em baixa. Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou o pregão estável, com o índice S&P/ASX 200 ganhando apenas 0,04%, aos 4.388,63 pontos. A Bolsa de Manila, nas Filipinas, apresentou queda por causa da realização de lucros, no embalo das perdas nos demais mercados regionais.


6- Grécia deve registrar contração de 3,8% em 2013. A economia da Grécia deve registrar em 2013 uma contração maior do que a projetada anteriormente, segundo rascunho da proposta de orçamento a ser apresentada pelo governo ao Parlamento na segunda-feira. Duas fontes graduadas com acesso ao documento disseram que a contração econômica será de 3,8%, de acordo com novos cálculos. A expectativa é de que 2013 seja o sexto ano consecutivo de contração do PIB grego.

7- PMI da China cai e aumenta chance de estímulos monetários. A economia da China sofreu quase o sétimo trimestre seguido de desaceleração do crescimento, com uma pesquisa do setor industrial privado revelando um declínio da atividade no ano e uma nova queda das exportações em setembro. O Índice de Gerentes de Compra (PMI), do HSBC, mostrou que a atividade industrial caiu pelo 11º mês consecutivo em setembro, apesar do índice final, de 47,9, ter ficado ligeiramente acima do número preliminar, estimado e 47,8, e da leitura de agosto de 47,6.

8- IPC-S acelera para 0,54% em setembro ante agosto. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou para alta de 0,54 por cento na quarta quadrissemana de setembro, que corresponde ao fechamento do mês, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.Em agosto, o indicador havia fechado com ganho de 0,44 por cento.

9- JBS pode ter maior lucro blindada contra alta de grãos. A JBS SA, maior frigorífico do mundo, pode registrar o maior lucro trimestral desde 2008 num momento em que os frigoríficos do País estão blindados contra a alta nos preços dos grãos e do gado, que reduzem as margens de seus pares globais.

10-  Sony e Olympus se unem em empresa de equipamentos médicos. A gigante de tecnologia Sony anunciou na sexta-feira uma parceria com a também japonesa Olympus para a criação de uma nova empresa voltada para a área de equipamentos médicos. A companhia, que deverá ser estruturada ainda este ano, terá 51% de participação da Sony.

Com Agência Estado, Bloomberg, EFE, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame