Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Bolsas caem à espera do encontro de líderes na Europa para debater a crise de dívida pública na região. No Brasil, mercado reage à decisão do Copom

Pregão da Bovespa (Germano Lüders/EXAME.com)

Pregão da Bovespa (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 09h12.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta quinta-feira (21):

1 Mercados: bolsas caem antes de encontro de líderes na Europa. O encontro de líderes da Zona do Euro para discutir uma forma de evitar que a crise de dívida pública da Grécia se espalhe para outros países, como Itália e Espanha, provoca a queda das principais bolsas na região. O euro se desvaloriza frente ao dólar. Na Ásia, os mercados caíram após dado preliminar mostrar a primeira queda no ano da produção do setor manufatureiro da China. Nos EUA, os índices futuros sinalizam queda para a abertura em Nova York. No Brasil, investidores reagem hoje à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de elevar a Selic para 12,50% ao ano, além de repercutir a divulgação dos resultados da Net e Natura.

2 Copom eleva Selic em 0,25 ponto percentual, para 12,50% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar novamente a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual. Com isto, a Selic, que estava no patamar de 12,25% ao ano, passa a 12,50%. Em seu comentário, os membros do Banco Central não citaram que consideram manter os juros em alta por "período suficientemente prolongado", como na reunião anterior, sinalizando um possível fim do ciclo de aperto.

3 Prêmio entre títulos em reais dispara com receio de mais medidas. Especulações de que o governo vai anunciar mais medidas para conter a valorização do real estão ampliando o rendimento de títulos locais para um nível recorde em relação a papéis internacionais denominados em real, informa reportagem da Bloomberg. Os títulos emitidos no exterior e atrelados ao real com vencimento em 2022 pagam 395 pontos-base, ou 3,95 pontos percentuais, a menos do que os papéis de prazo similar emitidos no mercado doméstico. A diferença é a maior desde que os papéis foram vendidos em fevereiro de 2010.

4 Zona do euro vê recompra de bônus para Grécia. O Banco Central Europeu (BCE) está disposto a permitir que a Grécia entre em default temporário como parte de um plano de recompra de bônus, que busca evitar que a crise de dívida se espalhe. Assim, fica descartada uma taxa sobre bancos como solução, disseram fontes da Zona do Euro nesta quinta-feira.

5 Vale e Petrobras acertam megaprojeto de potássio, diz jornal. A Vale e a Petrobras estão em entendimentos finais para destravar a instalação de um megaprojeto de fertilizantes em Sergipe, avaliado em até 4 bilhões de dólares, informa reportagem do jornal Valor Econômico. O empreendimento será integrado, com uma mina de carnalita, minério do qual se extrai cloreto de potássio, e uma unidade química de processamento de adubos, com produção prevista de 2,2 milhões de toneladas por ano, a partir de 2015. Esse volume vai permitir redução da dependência brasileira de matéria-prima estrangeira.


6 Cimento Tupi entra com pedido de registro de companhia aberta. A Cimento Tupi entrou com pedido de registro de companhia aberta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo relatório divulgado no site do órgão regulador. Depois de se tornar uma empresa aberta, a Cimento Tupi poderá vender ativos no mercado brasileiro, incluindo ações e títulos de dívida.

7 Anhanguera irá recomprar até 3% das suas ações em circulação. A Anhanguera Educacional anunciou ontem um programa de recompra de até 3% das suas ações em circulação no mercado, revela comunicado enviado à CVM. Serão adquiridos até 4.370.708 papéis ordinários. As ações da empresa acumulam queda de 20,48% em 2011. O objetivo da operação é a “maximização de valor ao acionista, sem redução do capital social”.

8 Sadia venderá participação na Excelsior para atender Cade. A Excelsior Alimentos disse que sua controladora, a Sadia, vai vender toda sua participação na empresa até março de 2012. A venda é parte do acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que autorizou a compra da Sadia pela Perdigão para criar a Brasil Foods.

9 Lucro da Natura cai 1,8% no 2º trimestre para R$ 188 milhões. A Natura Cosméticos registrou lucro líquido de 188,1 milhões de reais no segundo trimestre do ano, recuo de 1,8% ante os 191,5 milhões de reais registrados no mesmo período de 2010. No ano, a empresa acumula lucro de 338,6 milhões de reais, alta de 1,7% ante o primeiro semestre de 2010. A receita líquida cresceu 8,6%, para 1,393 bilhão de reais, ante 1,283 bilhão de reais vistos entre abril a junho de 2010.

10 Lucro da Net sobe 121,2% para 124,9 milhões no trimestre. A Net Serviços de Comunicação registrou lucro líquido de 124,9 milhões de reais no segundo trimestre do ano, crescimento de 121,2% ante os 56,5 milhões de reais registrados no mesmo período de 2010. A receita líquida cresceu 24,4%, para 1,628 bilhão de reais, ante 1,310 bilhão de reais vistos de abril a junho de 2010.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Dólar sobe 1% com dados de emprego fortes nos EUA

Ibovespa cai com IPCA acima da meta e dados de emprego nos EUA; dólar sobe forte

Após longa espera, Shein quer IPO em Londres no primeiro semestre de 2025

Payroll nos EUA e IPCA no Brasil: o que move o mercado