Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quinta-feira

Bolsa de Tóquio despenca e entra em "território bear"; governo zera IOF sobre derivativos para conter alta do dólar


	As ações na Bolsa de Tóquio caíram acentuadamente nesta quinta-feira
 (REUTERS/Yuya Shino)

As ações na Bolsa de Tóquio caíram acentuadamente nesta quinta-feira (REUTERS/Yuya Shino)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 10h27.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber. 

1- Bolsa de Tóquio despenca e entra em "território bear". As ações na Bolsa de Tóquio caíram acentuadamente nesta quinta-feira em meio a preocupações sobre uma redução do programa de compra de ativos do Federal Reserve Bank e suas consequências para o crescimento global. O índice Nikkei recuou 6,4%, para 12.445,38 pontos, e caiu em "território bear". 

2- Governo zera IOF sobre derivativos para conter alta do dólar. O governo zerou nesta quarta-feira a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre posições líquidas vendidas no mercado futuro de dólar, em mais uma tentativa de conter o avanço da moeda norte-americana ante o real. 

3- Banco Mundial reduz previsão de crescimento global para 2013. O Banco Mundial (BM) rebaixou ligeiramente nesta quarta-feira as previsões de crescimento global para 2013, a 2,2%, dois décimos a menos que em janeiro, para depois subir progressivamente a 3% em 2014 e 3,3% em 2015. 

4- Japão melhora avaliação econômica pelo 2º mês seguido. O governo do Japão melhorou sua avaliação da economia pelo segundo mês seguido em junho uma vez que a retomada das exportações e da produção industrial dá suporte a uma recuperação econômica estável liderada pelas políticas de estímulo monetário e fiscal do país. 

5- Fator já projeta dólar a R$ 2,40 no ano que vem. A equipe econômica do banco Fator já projeta o dólar em torno de 2,40 reais em 2014, mostra um relatório mensal divulgado nesta semana. O texto, de autoria de José Francisco de Lima Gonçalves e Helcio Takeda, argumenta que a piora do cenário econômico mundial é o responsável pela revisão dos principais indicadores macroeconômicos brasileiros pelo banco. 


6- Polo Capital atinge 7% de participação na Gaifsa. Em comunicado enviado ao mercado, a Gafisa informou que a Polo Capital Gestão de Recursos e a Polo Capital Internacional Gestão de Recursos Investidor atingiu participação relevante de 7,03% do total do capital social da empresa no conjunto de fundos/carteiras geridos por elas. Segundo o documento, o objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa.

7- Minerva anuncia emissão de R$ 300 mi em debêntures. Os papéis a serem emitidos pelo frigorífico terão prazo de cinco anos e os recursos levantados serão destinados para ao alongamento do perfil da dívida e para o reforço do capital de giro. A HSBC Corretora irá atuar como o coordenador líder da oferta, auxiliado pelo BB Investimentos e BTG Pactual.

8- Reino Unido investiga manipulação do mercado de divisas. As autoridades financeiras britânicas anunciaram nesta quinta-feira uma investigação preliminar sobre possíveis manipulações do mercado de divisas. A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) pediu informações a vários bancos com importante atividade cambial, incluindo Citigroup e Deutsche Bank, informa o jornal Financial Times.

9- G8 pode discutir papel de bancos centrais. Líderes do G8 de países industrializados devem discutir o papel de bancos centrais e política monetária em uma cúpula na Irlanda do Norte na próxima semana, afirmou nesta quinta-feira uma fonte alemã. "A introdução de políticas monetárias mais frouxas pode formar parte das discussões", disse a autoridade a repórteres.

10- Bolsas asiáticas fecham em queda acentuada. Os mercados de ações da Ásia fecharam em quedas acentuadas nesta quinta-feira, depois que um ambiente de incerteza sobre a política monetária dos EUA levou a novas baixas em Wall Street na quarta-feira. 

Bônus - Desiludido com a bolsa? Analista tenta encontrar um conforto. O Ibovespa continua a decepcionar os investidores em 2013 e nesta quarta-feira não foi diferente. O índice encerrou o dia em queda de 1,4%, aos 49.183 pontos. Questionado sobre o que esperar da bolsa em um chat com clientes, o estrategista do Itaú BBA, Lucas Tambellini, tentou encontrar alguma palavra de alento para os investidores.

Com EFE, Estadão Conteúdo, Reuters. 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Petróleo dispara 5% após fala de Biden sobre possível ataque a reservas do Irã

Com ações em queda, CEO da dona da Fiat e da Jeep diz que ainda é cedo para falar em dividendos

Startups de saúde se preparam para IPOs em 2025, diz site

Bradesco BBI inicia cobertura de São Martinho e SLC com recomendação “neutra”; 3Tentos é top pick