Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Petrobras anuncia reajuste preços de gasolina e diesel; EUA divulgam nesta quarta-feira PIB do 4º tri e relatório de emprego


	Os reajustes na gasolina deverão ser repassados aos consumidores, mas não integralmente
 (AFP)

Os reajustes na gasolina deverão ser repassados aos consumidores, mas não integralmente (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2013 às 08h21.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Petrobras anuncia reajuste preços de gasolina e diesel. Os preços da gasolina A nas refinarias terão reajuste de 6,6 por cento e os do diesel subirão 5,4 por cento a partir de quarta-feira, informou a Petrobras nesta terça-feira. Os reajustes deverão ser repassados aos consumidores, mas não integralmente. Cada distribuidora pode mexer em sua margem para repassar esse valor em um percentual maior ou menor, e por isso é difícil calcular qual será o nível repasse de preço. A gasolina recebe atualmente uma mistura de 20 por cento de etanol, enquanto a do biodiesel no diesel é de 5 por cento. 

2- EUA divulgam PIB do 4º tri e relatório de emprego. Nos Estados Unidos, o principal evento do dia é a publicação da revisão do PIB americano do quarto trimestre, às 11h30. A estimativa do mercado é de crescimento de 1%. Às 11h15, o mercado conhece o indicador ADP. O relatório traz a situação do mercado de trabalho americano no setor privado e funciona como uma prévia para o mais aguardado Relatório de Emprego, programado para sexta-feira. A estimativa para o ADP é de criação de 175 mil vagas no mês de janeiro. Ainda hoje, às 17h15, o Banco Central americano (Federal Reserve) publica a sua decisão de política monetária. Não há expectativa de algum anúncio relevante.

3- Receita da Totvs cresce 7,9% no 4o tri; mira mais aquisições. A desenvolvedora de softwares Totvs registrou alta de 7,9 por cento na receita líquida do quarto trimestre, ajudada por avanços nas taxas de licenciamento e, principalmente, na manutenção de contratos, informou a empresa nesta terça-feira. No ano passado, a receita da empresa cresceu 10,5 por cento, para 1,4 bilhão de reais. 

4- Ação da Amazon alcança recorde após resultados trimestrais. A ação da Amazon atingiu um novo recorde nesta terça-feira após a maior rede de comércio online do mundo publicar resultados trimestrais melhores do que o esperado, impulsionada pelo crescimento das operações de margens maiores. O papel disparou 11 por cento para 288 dólares no after-market após os resultados. O lucro operacional da companhia baseada em Seattle disparou 56 por cento para 405 milhões de dólares no quarto trimestre, contra 260 milhões de dólares no quarto trimestre de 2011. 

5- Fitch pode reduzir rating dos EUA por teto da dívida. Os EUA correm o risco de um rebaixamento no rating de crédito, se os políticos não chegarem este ano a um consenso sobre o teto da dívida do governo. A avaliação é de Tony Stringer, diretor de Soberanos da agência de classificação de risco Fitch. Na segunda-feira, a Fitch manteve a classificação de crédito dos EUA no triplo-A, depois que os parlamentares norte-americanos concordaram em suspender o limite da dívida. No entanto, a agência poderá revê-la novamente, se não houver consenso no futuro.


6- Eletrobras pode demitir 15% dos funcionários após renovar concessões, diz Folha. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, a Eletrobras espera que a adesão ao Plano de Demissão Voluntária (que já vinha sendo preparado antes da MP579) seja entre 10% e 15% de seu quadro - cerca de 3 mil funcionários em 2 anos. Por conta da MP, a Eletrobras deve ter perdas de 8 bilhões de reais. Segundo cálculos internos, seria necessário diminuir em 50% os gastos com pessoal e com serviços ligados a pessoal. 

7- RIM enfrentará dia do julgamento ao lançar BlackBerry 10. A inovadora linha de smartphones BlackBerry, que a Research In Motion vai formalmente apresentar nesta quarta-feira, já foi bem-sucedida em um objetivo crucial --trazer a RIM de volta para os assuntos do dia. O papel da RIM quase triplicou ao longo dos últimos quatro meses devido a esperanças de que o aparelho possa restaurar a RIM à prosperidade sustentada. 

8- Economia espanhola caiu 1,37% em 2012. A economia espanhola caiu 1,37% em 2012, depois de a contração ter se aguçado no último trimestre, antecipou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Entre outubro e dezembro, a economia retrocedeu 0,7%, ou seja, queda mais de duas vezes maior do que a registrada no trimestre precedente (0,3%). 

9- Herdeiro do Sendas não recebeu valor pago por Pão de Açúcar. A venda do Sendas para o grupo Pão de Açúcar ainda é caso para ser discutido na Justiça. Isso porque, um dos herdeiros da varejista alega que não recebeu o que seria seu de direito pela operação e está cobrando sua parte judicialmente. As informações são do jornal Valor Econômico, desta quarta-feira.

10- IGP-M de janeiro fica em 0,34%, segundo FGV. O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ficou em +0,34% em janeiro ante alta de 0,68% em dezembro, divulgou nesta quarta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada ficou dentro do intervalo previsto nas estimativas do mercado financeiro (0,18% a 0,40%), mas acima da mediana (0,33%).

Bônus - O que pode fazer a OGX decolar na bolsa? O mercado continua a procurar o real valor da OGX (OGXP3). Após uma grande decepção no ano passado com números de exploração e produção abaixo do esperado, os investidores estão mais cautelosos ao precificar o futuro da empresa na bolsa. O Santander, que aumentou o preço-alvo às ações, levantou os quatro principais pontos que podem devolver pelo menos parte do valor de mercado que a petroleira de Eike Batista perdeu desde o ano passado.

Com EFE, Estadão Conteúdo, Reuters.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA