Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Intervenção do Japão no iene movimenta mercados cambiais; OGX pode apontar oferta vencedora de compra até fim do ano.

Yoshido Noda, Ministro das finanças do Japão: intervenção no câmbio pela primeira vez em 6 anos (.)

Yoshido Noda, Ministro das finanças do Japão: intervenção no câmbio pela primeira vez em 6 anos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2010 às 09h50.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Intervenção do Japão no iene movimenta mercados cambiais. Intervindo no câmbio pela primeira vez desde 2004, o ministério das  Finanças japonês anos tenta conter a rápida apreciação do iene. A avaliação foi de que a taxa de 82,87 ienes por dólar teria efeitos negativos sobre os exportadores japoneses e sobre outros setores industriais do país. O ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, não revelou o tamanho da intervenção.

2 - OGX pode apontar oferta vencedora de compra até fim do ano. A OGX começará a aceitar propostas para sua potencial venda de ativos de 7 bilhões de dólares em outubro e pode escolher a oferta vencedora até o fim do ano, disse um executivo da empresa à Reuters nesta quarta-feira. O executivo acrescentou que além de Sinopec e CNOOC, as partes interessadas incluem uma empresa dos Estados Unidos, uma da Austrália, uma da Ásia e duas europeias.

4 - LLX obtém licença de instalação para unidade de tratamento de petróleo no Superporto do Açu. A unidade tem capacidade de tratamento de 1,2 milhões de barris por dia e inclui unidades de estocagem, processamento e movimentação de petróleo cru. A unidade realizará  atividades de desaguamento, dessalgamento e blendagem para reduzir o desconto no preço relativamente ao benchmark internacional.

5 - JBS faz mais um recall de carne. A Sampco Inc., subsidiária do frigorífico JBS em Chicago, está retirando 258 mil libras-peso (117 mil quilos) de carne bovina cozida do mercado norte-americano. O produto foi importado da unidade de Lins (SP) da companhia brasileira, que está proibida de vender para os Estados Unidos desde maio após a identificação de resíduos do vermífugo ivermectina nos itens produzidos ali.

6 - Índice Nikkei registra forte alta após intervenção japonesa no câmbio. A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com o índice Nikkei 225 apresentando seu maior ganho em mais de cinco semanas, puxado pelas ações de grandes empresas exportadoras, como Toyota e Sony, depois que as autoridades japonesas intervieram no mercado de câmbio pela primeira vez em mais de seis anos e meio para estancar a valorização do iene.

7 - Bolsas da Europa começam a quarta-feira em leve alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta quarta-feira, depois de terem encerrado o último pregão praticamente estáveis, devido à divulgação de dados econômicos acima das expectativas nos EUA, mas que não impulsionaram os investidores a assumirem mais risco.

8 - PIMCO aposta 8,1 bilhões de dólares contra "década de deflação" da economia americana. Bill Gross, do Pacific Investment Management Co. fez uma aposta de 8,1 bilhões de dólares de que os Estados Unidos não iráãosofrer uma década de deflação, como o que aleijou o Japão a partir de 1990. Esse é o valor nocional de contratos de longo prazo de derivativos vinculados aos índices de preços ao consumidor americano, assumidos pelos fundos mútuos da Pimco no primeiro semestre deste ano.

9 - Investimentos de estrangeiros aumentam na China.  Os investimentos diretos estrangeiros na China aumentaram 18,06% nos oito primeiros meses de 2010, em comparação com o mesmo período de 2009, anunciou nesta quarta-feira o governo chinês.As empresas estrangeiras investiram 65,96 bilhões de dólares na China no perído janeiro-agosto, segundo o porta-voz do ministério do Comércio, Yao Jian.

10 - Mesmo com IPI, preço do carro fica menor que há 1 ano. Setembro começou com promoções tão agressivas na venda de veículos que hoje são ofertados vários modelos 2011 de carros zero-quilômetro com preços iguais ou até 5% menores que os praticados no mesmo período do ano passado, quando vigorava o corte parcial do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
 

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Warren Buffett revela o que será feito com sua fortuna após sua morte

"Alta não é exagerada e dólar pode ir a R$ 6 se o governo não mudar o discurso", diz Alfredo Menezes

Entenda por que o México é um dos principais beneficiados da alta do dólar

Ibovespa fecha em queda com déficit pior que o esperado; dólar sobe e e renova máxima no ano

Mais na Exame