Mercados

10 coisas que você precisa saber para lidar bem com os mercados nesta quinta-feira

Justiça europeia determina que ações de ouro de Portugal são ilegais; FMI prevê crescimento de 7,1% no Brasil em 2010.

Justiça europeia determina que ações de ouro (golden shares) de Portugal são ilegais.  (.)

Justiça europeia determina que ações de ouro (golden shares) de Portugal são ilegais. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2010 às 10h10.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Justiça europeia determina que ações de ouro de Portugal são ilegais. A decisão do Tribunal de Justiça da UE abre o caminho para a aquisição da companhia brasileira pela Telefônica, que ampliou até 16 de julho o prazo para que a PT aceite sua oferta por 7,15 bilhões de euros, , com a esperança de que os acionistas possam aprovar a venda nesse prazo após a decisão do tribunal.

2 - Bava diz que Portugal Telecom e Telefônica negociarão melhor saída. Sobre a decisão do Tribunal de Justiça Europeu, de declarar ilegal a 'golden share' do Estado na Portugal Telcom, ele adiantou: "é uma decisão que nos ultrapassa, não tem diretamente a ver com (a administração da) Portugal Telecom".

3 - Barroso diz que juízes deram razão à Comissão Europeia. O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, mostrou hoje satisfação pela sentença que, na sua opinião, "confirma a posição" do Executivo comunitário sobre a ilegalidade da "ação de ouro" que mantém o Estado português na companhia de telecomunicações Portugal Telecom (PT).

4 - FMI prevê crescimento de 7,1% no Brasil em 2010. A previsão é um pouco menor do que as projeções do mercado brasileiro. O último boletim Focus, do Banco Central, publicado segunda-feira (5), prevê avanço de 7,2%.

5 - BCE mantém taxa básica de juros em 1%. O Banco Central Europeu (BCE) manteve taxa básica de juros da zona do euro na mínima recorde de 1 por cento pelo 14o mês consecutivo nesta quinta-feira, como esperado por economistas.

6 - BC britânico reafirma taxa básica de juros de 0,5%. O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra manteve a taxa básica de juros na mínima recorde de 0,5 por cento nesta quinta-feira, uma decisão amplamente esperada por analistas devido aos riscos de desaceleração na retomada econômica da Grã-Bretanha.

7 – Senado aprova criação da nova estatal do pré-sal. O plenário do Senado aprovou ontem o projeto de lei que cria a nova estatal que vai administrar os contratos de produção de petróleo na camada pré-sal. Batizada inicialmente de Petro-Sal, a empresa teve seu nome alterado para Pré-Sal Petróleo S.A. 

8 - Gerdau terá laminador a quente em usina de Ouro Branco. A Gerdau anunciou que instalará um laminador de bobinas a quente em sua usina siderúrgica de Ouro Branco, em Minas Gerais, com início de operação previsto para 2012.

9 –  Emprego na indústria sobe em maio e taxa anual é recorde. O emprego na indústria brasileira aumentou pela quinta vez seguida em maio na comparação mensal e teve avanço recorde na comparação anual.

10 – Bolsas da Europa começam a quinta-feira em alta. As principais bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta quinta-feira, depois de terem encerrado o último pregão no mesmo ritmo.

Acompanhe tudo sobre:3GAçõesEmpresasEmpresas brasileirasGerdauOperadoras de celularServiçosSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasTelecomunicaçõesVivo

Mais de Mercados

O plano da Reag para reerguer a GetNinjas (NINJ3)

Bolsas da Europa fecham em baixa, devolvendo parte dos ganhos em dia de CPI da zona do euro

Gavekal: inflação machuca, mas é a pobreza o maior problema dos EUA

Ibovespa fecha perto da estabilidade dividido entre Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

Mais na Exame