BTG Pactual traz ao Brasil fundo de Terry Smith, o 'Buffett inglês'
Com foco em ações para o longo prazo, Fundsmith obteve rentabilidade acumulada de quase 500% desde a sua fundação em 2010
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2021 às 10h17.
Última atualização em 22 de junho de 2021 às 08h47.
Uma das tendências do mercado de capitais no país é a diversificação do investimento do brasileiro, seja em novas classes de ativos ou no exterior. Esse movimento é alimentado tanto pelo interesse do investidor como pelo aumento da oferta de produtos, que passa a incluir alguns dos fundos com melhor performance em outros mercados.
É o caso do principal fundo da gestora britânica Fundsmith, queganhou notoriedade em pouco tempo no mercado externo, especialmente na Europa, graças a uma performance que se reflete no retorno acumulado de 482% desde a sua fundação em 2010. O fundo acaba de ficar disponível no Brasil com distribuição do BTG Pactual ( BPAC11 ).
A rentabilidade acima da média de mercado e a abordagem fundamentalista renderam ao seu gestor, Terry Smith, o apelido de “Buffett inglês”, em referência ao megainvestidor americano Warren Buffett .
O investimento na gestora de Terry Smith foi viabilizado por meio do Fundsmith GE BTG Pactual ACS FIA IE, que investe 100% de seu capital no fundo de ações da casa. Voltado para o mercado internacional, o produto está disponível na versão com e sem proteção cambial. Com movimentação mínima de 1.000 reais, a taxa de administração é de 1%.
“A incorporação do fundo em nossa plataforma demonstra a força do BTG Pactual em diversificar seu portfólio com produtos diferenciados, trazendo para os brasileiros a possibilidade de ter acesso a fundos com estratégias de gestores que são referências globais na indústria e bom histórico de rentabilidade”, afirma Rafael Mazzer, sócio e responsável pela equipe de alocação do BTG Pactual.
Invista com o maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital
O produto é destinado para investidores qualificados, ou seja, que tenham 1 milhão de reais ou acima desse valor em investimentos ou que tenham certificado de capacidade técnica.
Com foco no longo prazo, o fundo de ações da Fundsmith mantém no portfólio entre 20 e 30 ações de empresas com mais de 10 bilhões de dólares de valor de mercado.
Sem restrições geográficas, o fundo tem 71,3% de sua carteira alocada em papéis listados nos Estados Unidos e o restante espalhado por diferentes regiões da Europa, segundo o Morningstar. As maiores posições são em papéis do PayPal, da Microsoft e da IDEXX Laboratories.