Fundos ESG: o que são e por que investir

A agenda ESG tem sido mais respeitada. Inclusive, foi influenciada pela pandemia, que acelerou a busca por sustentabilidade ambiental em diversos setores
ESG: empresas com alto padrão ESG tendem a ser mais resilientes (Thithawat_s/Getty Images)
ESG: empresas com alto padrão ESG tendem a ser mais resilientes (Thithawat_s/Getty Images)
Por Da RedaçãoPublicado em 06/07/2021 14:58 | Última atualização em 16/07/2021 15:49Tempo de Leitura: 4 min de leitura

O ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) tem ditado os rumos das empresas e dos investidores, cada vez mais interessados em fundos ESG. Segundo uma previsão feita pela S&P Global Ratings, as emissões de títulos sustentáveis e de caráter ESG devem chegar a captação de 700 bilhões de dólares (cerca de 3,5 trilhões de reais).

Em relação ao ano passado, o número é 40% maior. No mundo, os ativos ESG já passam de 30 trilhões de dólares (aproximadamente 152 trilhões de reais). São indícios de que a agenda tem sido mais respeitada. Inclusive, foi influenciada pela pandemia de covid-19, que acelerou, de certa forma, a busca por sustentabilidade ambiental em diversos setores.

Aprenda a identificar os melhores investimentos em empresas com alto padrão ESG

Portanto, enquanto os investidores estão mais interessados por questões ambientais e sociais das organizações, as companhias buscam cada vez mais adotar boas práticas para serem bem vistas. E uma das estratégias que tem chamado a atenção são os fundos ESG. A seguir, entenda melhor como eles funcionam.

Fundos ESG: o que são

Para entender os fundos ESG, é preciso entender primeiro os fundos de investimentos. Eles consistem na reunião de recursos financeiros de diversos investidores em conjunto - chamados de cotistas - que possuem interesse na mesma carteira de ativos.

Uma das vantagens de um fundo é poder realizar aportes menores do que seriam necessários para investir sozinho. Além disso, os fundos são administrados por profissionais especializados na gestão de patrimônio, o que dá mais segurança ao investidor.

De acordo com a especialista em ESG do BTG Pactual digital, Renata Faber, as empresas com alto padrão ESG tendem a ser mais resilientes. “Elas têm uma base de clientes mais fiéis e melhor gestão de risco. São empresas mais inovadoras, então elas tendem a ter uma melhor performance no longo prazo”, destaca.

A especialista salienta a importância dos fundos para a diversificação da carteira. “No fundo de ações, você fica com o portfólio mais diversificado, o que reduz os riscos”, diz Faber.

Os fundos possuem diferentes políticas, categorias e taxas. Há aqueles que são para pessoas com um perfil mais conservador, enquanto outros são mais indicados para quem é mais arrojado. Ou seja, com disposição para enfrentar as volatilidades do mercado em busca de mais rendimentos.

Existem fundos de renda fixa, cambial, multimercados e de ações. Os fundos ESG se enquadram na categoria de ações e multimercados. E podem representar uma boa oportunidade para quem quer uma rentabilidade atrelada a uma companhia socialmente e ambientalmente responsável.

Diante do atual momento, em que o mercado prioriza os quesitos ESG, investir nesses fundos pode ser uma boa alternativa. O aporte em algum desses produtos deve ser feito pela conta do investidor, em uma corretora de valores ou banco de investimentos.E é importante avaliar as opções disponíveis antes de alocar parte de seu patrimônio.

Investimentos em ESG

Pautas que antes pareciam mais distantes, como economia circular, diversidade e inclusão, hoje são indispensáveis nas companhias. Mas como fica o investidor que não consegue acompanhar o mercado com tanta frequência em relação a essas mudanças? É importante saber onde você pisa, mesmo com recomendações de profissionais especializados na área.

Por isso, a EXAME Academy, braço de educação online da EXAME, passou a oferecer, entre seus cursos livres, o curso ESG para Investimentos. O objetivo é ensinar o investidor a filtrar o que é importante em um relatório ou em uma recomendação de investimento em empresas com bom padrão ESG.

O curso conta com cinco módulos completos. No primeiro, o aluno aprende sobre ESG, materialidade e como olhar relatórios. No segundo, ele assiste a cases exclusivos de grandes empresas com alto padrão ESG. Já o terceiro módulo consiste em aulas sobre os riscos que precisam ser monitorados.

No penúltimo módulo do curso, o aluno conhece todas as oportunidades e tendências do mercado ESG. Por fim, no módulo 5, o aluno entende os principais tipos de investimentos e sai do curso pronto para gerir seu patrimônio com responsabilidade.

Aprenda a identificar os melhores investimentos em empresas com alto padrão ESG

Veja Também

Conheça 11 tipos de fundos multimercado
Guia
Há 4 dias • 6 min de leitura

Conheça 11 tipos de fundos multimercado

Conheça os investimentos favoritos dos investidores em maio
Minhas Finanças
Há 5 dias • 1 min de leitura

Conheça os investimentos favoritos dos investidores em maio