Inteligência Artificial

OpenAI vai remover a voz Sky, que não é a Scarlett Johansson

Aparentemente, o motivo da remoção é a semelhança com a voz de atriz, que foi a assistente de voz de IA no filme "Her"

Scarlett Johansson: apesar das semelhanças, OpenAI deixa claro que voz 'Sky' foi feita com uma dubladora profissional (Tommaso Boddi/Getty Images)

Scarlett Johansson: apesar das semelhanças, OpenAI deixa claro que voz 'Sky' foi feita com uma dubladora profissional (Tommaso Boddi/Getty Images)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter de Tecnologia e Inteligência Artificial

Publicado em 20 de maio de 2024 às 11h33.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

Nesta segunda-feira, 20, a OpenAI disse que está trabalhando para pausar o uso da Sky, uma das vozes disponíveis em seu mais novo modelo multimodal de IA, o GPT-4 o, e parece que o motivo é a semelhança da voz com a da atriz Scarlett Johansson.

Em publicação no X, antigo Twitter, a empresa por trás do ChatGPT divulgou uma publicação que detalha o processo de escolha das cinco vozes que a OpenAI anunciou na última segunda, 13, para o GPT-4 o,  uma IA capaz de interpretar o mundo real por meio da câmera do smartphone e responder por áudio.

A própria OpenAI reconheceu as semelhanças vocais entre Sky e Johansson, mas enfatizou que a voz “não é uma imitação de Scarlett Johansson” e pertence a “uma atriz profissional diferente que usa sua própria voz natural”. "Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos dubladores", escreveu a empresa.

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI (ChatGPT), anuncia saída da empresa

Por que Scarlett Johansson?

Além da semelhança vocal, a atriz Scarlett Johansson já trabalhou em um filme no qual fez o papel de uma assistente de voz de IA. De 2013, o americano "Her" conta a história de um homem (Joaquin Phoenix) que se apaixona pela voz de uma IA generativa, feita por Johansson.

Semana passada, Sam Altman, CEO da OpenAI, chegou a publicar a palavra "her" no X como uma brincadeira sobre o novo lançamento da OpenAI. A publicação foi deletada.

Como as vozes do ChatGPT foram escolhidas

As vozes Breeze, Cove, Ember, Juniper e Sky foram selecionadas através de um processo que envolveu dubladores profissionais, diretores de elenco e consultores do setor. A seleção, que durou cinco meses, recebeu mais de 400 inscrições. Para encontrar a voz perfeita, eles buscaram por características como "uma voz que parece atemporal", "que inspira confiança", "calorosa e carismática" e "natural e fácil de ouvir".

OpenAI deletou dados e demitiu funcionários envolvidos em antigo projeto
Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPTOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

Musk retira processo contra OpenAI um dia após criticar acordo com Apple

O que o acordo OpenAI-Apple significa para Google e Microsoft

Mistral AI levanta US$ 645 milhões e atinge valor de US$ 6,5 bilhões

Senado defende aprovação de projeto de lei sobre inteligência artificial no Brasil

Mais na Exame