DeepSeek envia dados de usuários para China, segundo política de privacidade do app
A empresa informa que coleta o histórico de conversas dos usuários com o assistente de IA, bem como arquivos enviados à plataforma e outros conteúdos


Redatora
Publicado em 28 de janeiro de 2025 às 10h37.
Última atualização em 28 de janeiro de 2025 às 16h11.
A startup chinesa DeepSeek tem armazenado os dados de seus usuários na China , informa em sua política de privacidade, em cenário que empresas da China de tecnologia enfrentam a acusação dos Estados Unidos de representarem uma ameaça à segurança nacional.
A DeepSeek também armazena dados quando a pessoa entra em contato com a empresa e traz, por exemplo, provas de identidade e idade. Nesse caso, o usuário pode deletar o histórico da conversa, mas especialistas recomendam não compartilhar informações sensíveis.
As informações de cadastro na plataforma, como e-mail, telefone e data de nascimento também são armazenadas pela companhia. Caso utilize serviços que requerem pagamentos, essas informações também são coletadas de forma automática.
Por fim, se o usuário criar uma conta utilizando o Google ou Apple, a DeepSeek irá receber informações dessas companhias.
Dado o cenário, é provável que a DeepSeek envie mais dados para a China do que o TikTok, já que a plataforma da ByteDance se hospedava em nuvem nos Estados Unidos para amenizar as acusações de ameaça à segurança.
No entanto, se baixar o programa e o executar localmente em seu computador é possível interagir com ele de forma privada sem que os dados cheguem até a companhia. Embora o serviço prestado pela DeepSeek seja gratuito para várias pessoas, o pagamento pode vir por meio da entrega de dados, conteúdo e informação do usuário para a startup.
Os principais laboratórios de pesquisa em IA

2 /7(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)

3 /7Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)

4 /7(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
+ 3