Faculdade Exame

O que é lifelong learning?

Lifelong learning: adote a mentalidade de aprendizado contínuo para se destacar na carreira e enriquecer a vida pessoal

A mentalidade de aprendizagem contínua traz benefícios para a vida pesoal e profissional. (Fokusiert/iStockphoto)

A mentalidade de aprendizagem contínua traz benefícios para a vida pesoal e profissional. (Fokusiert/iStockphoto)

Faculdade EXAME
Faculdade EXAME

Faculdade EXAME

Publicado em 29 de agosto de 2024 às 20h28.

Tudo sobreFaculdade EXAME
Saiba mais

lifelong learning é um reflexo do mundo contemporâneo: se tudo muda o tempo todo, o aprendizado não tem hora para acabar. Traduzido para o português, o termo significa “aprendizado ao longo da vida”. Porém, na prática, seu significado se transforma na mentalidade de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo.

Em um passado não tão distante, um diploma de ensino superior era o suficiente para se destacar no mercado de trabalho. Uma língua estrangeira era o diferencial. Talvez, essa fosse a fórmula de sucesso profissional. Hoje, já não é bem assim.

Dentro de um contexto muito mais dinâmico, é necessário se manter atualizado e adotar uma postura aberta ao conhecimento, seja por meio da graduação, pós-graduação, MBA ou cursos livres sobre os mais diversos assuntos.

Sendo assim, a mentalidade lifelong learning vem ganhando notoriedade e passa a ser um divisor de águas para a carreira, exigindo uma postura proativa para aprender e que acompanha os profissionais de sucesso.

4 pilares do Lifelong Learning 

lifelong learning se apoia em quatro pilares fundamentais:

  1.  Aprender a conhecer: ou seja, aprender a encarar o processo de aprendizagem com uma postura ativa, questionando, refletindo sobre conceitos e metodologias apresentadas e debatendo diferentes pontos de vista.
  2. Aprender a fazer: refere-se a capacidade de colocar seus conhecimentos em prática, trabalhando em equipe e repassando o conhecimento.
  3. Aprender a conviver: absorver o conhecimento por meio da convivência e das interações com outras pessoas, valorizando o aprendizado informal.
  4. Aprender a ser: incorporar as habilidades adquiridas no processo de aprendizagem em sua personalidade com autonomia e senso crítico.  

Benefícios de adotar o lifelong learning 

Além do retorno financeiro esperado devido à qualificação profissional, ser adepto ao lifelong learning pode estimular a criatividade e o senso de liderança, além de dar suporte para lidar com mudanças e imprevistos.

A prática de estar sempre aprendendo algo novo é válida tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal. Ao abrir as portas para o conhecimento, o horizonte à frente é infinito. Nessa jornada, você pode se deparar com assuntos que te interessam e você não sabia, sentir prazer em estudar uma língua nova, ampliar o seu repertório pessoal e ainda descobrir novos hobbies e habilidades.

A educação é uma parte fundamental do desenvolvimento de todos os seres humanos e não precisa ser usada apenas para fins profissionais. Adotar uma postura curiosa e proativa em diferentes âmbitos da vida é uma forma de viver dias repletos de novidades. 

Que tal começar agora? Conheça os cursos disponíveis na Faculdade EXAME e abra espaço para o novo.

Acompanhe tudo sobre:Faculdade EXAME

Mais de Faculdade Exame

OPINIÃO: o que o setor de tecnologia pode esperar do novo governo Trump?

Sozinhos, dados não convencem

Conheça o bot no GPT que pode ajudar sua empresa a tomar decisões melhores

O que são aquisições hostis e o que elas significam para o mercado?