Exame Logo

Soluções energéticas otimizam consumo e reduzem custo de empresas

De mudanças simples a reestruturações complexas, alternativas para diminuir gastos com energia devem ser prioridade da indústria

De degrau em degrau, é possível economizar significativamente e ainda contribuir com o meio ambiente (iStock/Abril Branded Content)
AC

Ana Carolina Pereira

Publicado em 27 de setembro de 2019 às 13h00.

Em meio a debates sobre crise e retomada da economia, a discussão sobre eficiência energética está cada vez mais presente na rotina dos empresários brasileiros. Fazer mais com menos, otimizar o consumo de energia e aliar o crescimento industrial à responsabilidade ambiental são os desafios a serem enfrentados. Mas é preciso se engajar nessa jornada o mais rápido possível.

De acordo com dados do American Council for an Energy-Efficient Economy (ACEEE – conselho americano para uma economia eficiente em energia, em tradução livre), que avalia as políticas públicas e as práticas empresariais de gestão eficiente de energia das maiores nações consumidoras, o Brasil ainda deixa muito a desejar – ocupando a 20aposição entre os 25 países listados.

Quando o assunto são as certificações, o país também está ficando para trás. Segundo o ACEEE, são apenas 49 empresas brasileiras certificadas pela ISO 50001, norma internacional de qualidade que estabelece parâmetros para a boa gestão de energia. Na China, esse número ultrapassa 1 500 e, na Índia, chega a mais de 600.

Confira, na galeria abaixo, dicas de como implementar desde simples soluções até grandes mudanças estruturais em pequenas, médias e grandes empresas com o objetivo de otimizar o uso da energia e reduzir custos.

+ 3

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de geral

Mais na Exame