Mundo

Alberto Fujimori será candidato à Presidência do Peru em 2026

O anúncio foi feito pela filha do ex-presidente em uma rede social

 (Luka Gonzales/Getty Images)

(Luka Gonzales/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2024 às 08h53.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 08h56.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, 85, será candidato à Presidência do Peru em 2026, anunciou neste domingo sua filha, Keiko, líder do principal partido peruano de direita.

“Meu pai e eu conversamos e decidimos juntos que ele será o candidato", publicou Keiko Fujimori em suas redes sociais, juntamente com um vídeo mostrando seu pai, que anunciou em maio que sofre de um tumor maligno na língua.

De origem japonesa, Alberto Fujimori governou o Peru com mão de ferro entre 1990 e 2000. Durante seu governo, ele derrotou a guerrilha maoísta Sendero Luminoso, cujos principais líderes foram presos.

Fujimori ficou preso por 16 anos por crimes contra a humanidade, até que o mais alto tribunal do país ordenou a sua libertação, aos 85 anos, e ele foi solto em 7 de dezembro de 2023, sob o amparo de um indulto concedido por razões humanitárias, apesar da objeção da Justiça interamericana.

Sua filha, Keiko, que lidera o partido de direita Força Popular, ao qual Fujimori se afiliou no mês passado, disse hoje ao jornal peruano El Comercio que via força em seu pai para disputar novamente a Presidência.

“Ele está em processo de voltar a andar, e também está fazendo radioterapia. Quando falamos de política, vejo sua vontade de viver, e estou confiante em que ele vai se recuperar. Será um candidato excelente, um grande presidente", afirmou Keiko, que já disputou três vezes a Presidência do Peru.

O ex-presidente, conhecido como “El Chino”, anunciou em maio que havia sido diagnosticado com um tumor maligno na língua, onde sofre de uma lesão cancerígena há mais de 27 anos. Em 2018, Fujimori revelou que médicos haviam detectado um tumor em seus pulmões.

Acompanhe tudo sobre:PeruEleições

Mais de Mundo

Em 1ª entrevista, Trump afirma que teve “experiência surreal” e está vivo por milagre

Ataque a tiros deixa 4 mortos e 9 feridos em boate nos EUA

Biden e Trump pedem união nacional, e FBI investiga motivo de ataque ao ex-presidente

Aumento de armas em poder dos cidadãos coloca em xeque democracia, diz Lewandowski sobre atentado

Mais na Exame