Acompanhe:

O X, antigo Twitter, confirmou que a conta da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, na rede social foi invadida na última terça-feira, 9. Após a invasão, o perfil do regulador chegou a compartilhar uma falsa aprovação de pedidos de ETFs de bitcoin, o que foi negado logo em seguida pelo presidente da autarquia, Gary Gensler.

Em um comunicado, o X confirmou a invasão após uma "investigação preliminar". "Com base na nossa investigação, o comprometimento não ocorreu devido a qualquer violação dos sistemas do X, mas sim ao fato de um indivíduo não identificado ter obtido controlo sobre um número de telefone associado à conta através de um terceiro", ressaltou.

"Também podemos confirmar que a conta não tinha a autenticação de dois fatores habilitada no momento em que a conta foi comprometida. Encorajamos todos os usuários a ativar esta camada extra de segurança", afirmou a rede social. A autenticação de dois fatores é considerada uma medida básica, mas importante, para evitar invasões em contas.

A SEC já recuperou o controle da conta e apagou a publicação feita pelos invasores. Além disso, o regulador confirmou que vai abrir uma investigação sobre o caso para apurar quem foram os responsáveis pela invasão e quais falhas permitiram que ela ocorresse.

Em uma publicação após a invasão, Gary Gensler afirmou que "a conta da SEC foi comprometida e e um tweet não autorizado foi postado. A SEC não aprovou a listagem e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista".

Mesmo com o episódio, a expectativa do mercado ainda é que os pedidos de ETFs de bitcoin sejam aprovados nesta quarta-feira, 10. A data é o prazo máximo para que o regulador avalie o pedido da Ark Invest, mas espera-se que outras solicitações também sejam aprovadas.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Críticas à SEC

A invasão a uma conta oficial de um dos mais importantes reguladores do mercado financeiro mundial rendeu uma série de críticas à SEC. Deputados e senadores da oposição nos Estados Unidos compartilharam críticas ao regulador e também exigiram mais explicações sobre o caso.

"Tal como a SEC exigiria a responsabilização de uma empresa pública se esta cometesse um erro tão colossal com impacto no mercado, o Congresso precisa de respostas sobre o que acabou de acontecer. Isso é inaceitável", afirmou o senador republicano Bill Hagerty. Já a deputada republicana Ann Wagner disse que o caso"é uma clara manipulação de mercado que impactou milhões de investidores. Pretendo obter mais respostas do presidente Gensler sobre este incidente".

Dois senadores enviaram uma carta oficial à autarquia solicitando mais informações. Gensler foi indicado ao comando da SEC pelo atual presidente do país, o democrata Joe Biden, mas tem sido fortemente criticado pela oposição nos últimos meses pela sua postura em relação às criptomoedas e empresas do segmento.

Ao mesmo tempo, usuários lembraram publicações anteriores nas redes sociais em que a própria SEC faz alertas sobre segurança na internet. Em uma delas, de outubro de 2023, o regulador recomenda que os usuários tenham "senhas fortes, usem a autenticação de dois fatores e ativem alertas de segurança para a conta". As dicas também foram compartilhadas por Gensler, mas aparentemente não foram implementadas pelo regulador.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
B3 vai lançar corretora de criptomoedas para investidores institucionais
Future of Money

B3 vai lançar corretora de criptomoedas para investidores institucionais

Há 12 horas

Usuário desconhecido movimenta bitcoins parados há 14 anos e tem lucro de R$ 15 milhões
Future of Money

Usuário desconhecido movimenta bitcoins parados há 14 anos e tem lucro de R$ 15 milhões

Há 15 horas

Bitcoin e principais criptos sobem após “turbulência” com conflitos geopolíticos em Israel
Future of Money

Bitcoin e principais criptos sobem após “turbulência” com conflitos geopolíticos em Israel

Há 17 horas

Solana lança atualização para resolver problemas de congestionamento na rede
Future of Money

Solana lança atualização para resolver problemas de congestionamento na rede

Há 18 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais