Future of Money

Stablecoin do PayPal não deve ter adoção significativa, diz Bank of America

Em relatório, instituição acredita que projeto terá dificuldade para atrair interessados no curto prazo diante de outras opções no mercado

PayPal lançou projeto próprio de stablecoin (Kiyoshi Ota/Bloomberg/Bloomberg)

PayPal lançou projeto próprio de stablecoin (Kiyoshi Ota/Bloomberg/Bloomberg)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de agosto de 2023 às 11h19.

Última atualização em 11 de agosto de 2023 às 11h42.

O gigante de pagamentos digitais PayPal anunciou nesta semana o lançamento de sua própria stablecoin — um tipo de criptomoeda — pareada ao dólar. Entretanto, o Bank of America avaliou em relatório que o projeto não deve ter uma adoção significativa no curto prazo.

Na visão da instituição, o PayPal USD deve trazer avanços importantes para o mercado, como pagamentos mais eficientes e uma experiência melhor para os usuários. Mas isso não deve implicar imediatamente uma atração de usuários. Além disso, existem desafios que precisarão ser superados.

"A longo prazo, esperamos que o PayPal USD enfrente ventos contrários adicionais à sua adoção, à medida que aumente a concorrência das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) e de stablecoins que geram rendimentos", destacou o relatório.

Na avaliação do Bank of America, "os investidores podem ter se contentado em ter stablecoins sem rendimento, como Tether (USDT) e USD Coin (USDC), quando as taxas estavam próximas de zero, mas as stablecoins com rendimento provavelmente se tornarão cada vez mais disponíveis e atraentes com taxas de curto prazo acima de 5%".

yt thumbnail

PayPal enfrentará concorrência no mercado

O relatório avalia ainda que os investidores "provavelmente estão indiferentes" em relação a qual stablecoin possuem, desde que eles vejam esse ativo como "segura e acessível nas principais plataformas de investimento".

Por isso, simplesmente ser do PayPal não será necessariamente uma vantagem para o ativo. A vantagem do ativo, porém, será a de "provavelmente" ter acesso a uma fatia de mercado que ainda não migrou para o mundo cripto e suas aplicações nas áreas de pagamentos e transferências.

Ao mesmo tempo, o Bank of America não espera que o lançamento do PayPal USD "acelere uma clareza regulatória" em torno das stablecoins, já que a emissão delas "não oferece riscos sistêmicos para os mercados tradicionais". Entretanto, os analistas acreditam que esse tipo de criptomoeda pode "enfrentar desafios regulatórios caso empresas que não sejam bancos acabem sendo proibidas de emitir stablecoins".

Sabia que você pode investir nas stablecoins BTG Dol, USDC e muitas outras moedas digitais direto no app da Mynt? Comece com R$ 100 e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Clique aqui para abrir sua conta gratuitamente.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:PayPalCriptomoedasCriptoativosbank-of-america

Mais de Future of Money

Dona de "dólar digital" vê falta de regulação como "barreira para adoção em massa" de criptomoedas

Gestora entra com pedido para lançar ETF de XRP nos EUA e vê "sinais encorajadores"

Mais da metade da população brasileira irá usar bitcoin e criptomoedas até 2030, diz pesquisa

Irlanda apreende R$ 2 bilhões em bitcoin, mas não consegue acessar criptomoedas