Acompanhe:

A Kaspersky, líder mundial em segurança digital, divulgou nesta quinta-feira, 8, detalhes sobre o funcionamento do Coyote, um novo vírus identificado pela empresa que tem como foco o roubo de dados bancários das vítimas. Segundo a empresa, mais de 90% das vítimas até o momento estão no Brasil, e o foco dos criminosos está em 60 instituições financeiras brasileiras.

O Coyote é classificado pela Kaspersky como um "trojan bancário sofisticado" que consegue roubar informações financeiras confidenciais, incluindo senhas de acesso a serviços bancários. A companhia afirma que o vírus usa "estratégias elaboradas para evitar a detecção" pelos alvos.

O vírus "não segue o caminho habitual com instaladores conhecidos" e está ligado à Squirrel, uma ferramenta de instalação e atualização de aplicativos na área de trabalho de computadores Windows. O Coyote é capaz de esconder seu processo de inicialização e passa a impressão para as vítimas de que é apenas um "empacotador de atualizações" no computador.

Uma vez instalado, o vírus é capaz de monitorar o acesso aos sites de bancos e outras instituições financeiras. Quando o site é acesso, o Coyote assume o comando do computador, podendo realizar capturas de tela para registrar dados sensíveis ou então solicitar senhas de cartões e de acesso para as vítimas, criando páginas falsas de login.

Depois que os dados são obtidos, os criminosos podem vendê-los na internet ou então usá-los para realizar compras na internet ou acessar contas em instituições financeiras e roubarem os fundos das vítimas.

Na avaliação da Kaspersky, o novo vírus vem "causando um grande impacto na cibersegurança financeira da região", usando uma linguagem de programação "moderna e multiplataforma" para usar recursos avançados de roubo de dados.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Como se proteger do Coyote?

Fabio Assolini, chefe da Equipe de Pesquisa e Análise Global da América Latina da Kaspersky, afirma que "nos últimos três anos, o número de ataques de trojans bancários quase dobrou, atingindo mais de 18 milhões em 2023. Isso mostra que os desafios de segurança online estão aumentando".

"À medida que lidamos com o crescente número de ciberameaças, é realmente importante que as pessoas e as empresas protejam seus ativos digitais. A ascensão do Coyote, um novo tipo de Trojan bancário brasileiro, nos lembra de ter cuidado e usar as defesas mais recentes para manter nossas informações importantes seguras", diz.

Como forma de se proteger do Coyote e outros vírus de roubos bancários, a Kaspersky recomenda que os usuários sempre instalem aplicativos de fontes confiáveis, nunca abram links ou documentos enviados por e-mails ou mensagens suspeitas e inesperadas e busquem serviços de segurança digital confiáveis.

No caso das empresas, a Kapersky recomenda a realização de treinamento de funcionários para conscientização sobre cibersegurança, uma "política de negação padrão" para evitar o acesso a possíveis vírus e a atualização constante dos softwares utilizados no trabalho.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Edward Snowden: bitcoin é o maior avanço monetário desde a criação das moedas
Future of Money

Edward Snowden: bitcoin é o maior avanço monetário desde a criação das moedas

Há 3 horas

Vitalik Buterin diz que IA pode ajudar Ethereum a superar seu 'maior risco técnico'
Future of Money

Vitalik Buterin diz que IA pode ajudar Ethereum a superar seu 'maior risco técnico'

Há 4 horas

Worldcoin: criptomoeda de dono do ChatGPT dispara 2a00% com interesse em IA
Future of Money

Worldcoin: criptomoeda de dono do ChatGPT dispara 2a00% com interesse em IA

Há 6 horas

Com bitcoin em US$ 52 mil, outra criptomoeda se destaca por alta de mais de 25%
Future of Money

Com bitcoin em US$ 52 mil, outra criptomoeda se destaca por alta de mais de 25%

Há 7 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais