Exame Logo

Máxima histórica não veio (ainda): preço do bitcoin recua com fim de "Uptober"

Maior criptomoeda do mundo chegou muito próximo de novo recorde de preço, mas recua com proximidade de eleições nos EUA

(Reprodução/Reprodução)
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 10h04.

Última atualização em 1 de novembro de 2024 às 12h08.

Depois de um mês bastante positivo em que quase atingiu uma nova máxima histórica, o preço do bitcoin agora recua nesta sexta-feira, 1. Conhecido como “Uptober”, termo que une as palavras “Up”, de “alta” em inglês e “October”, o mês de outubro é conhecido como um dos mais favoráveis para as criptomoedas ao longo de toda a sua história.

Apesar de ter trazido muitos ventos favoráveis para o bitcoin, o mês de outubro teve um encerramento de queda. Ainda no último dia 31, data em que o whitepaper do Bitcoin comemorou 16 anos, o preço do bitcoin chegou a recuar para US$ 68 mil, de acordo com dados do CoinMarketCap.

Veja também

No momento, o bitcoin é cotado a US$ 70.271, com queda de aproximadamente 2,5% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinMarketCap. Ainda assim, a criptomoeda acumula alta de mais de 15% nos últimos trinta dias, destacando que o mês de outubro foi de fato bastante positivo.

Expectativas para as eleições

Agora, investidores se concentram nas eleições norte-americanas, que devem acontecer no próximo dia 6. Desta vez, o candidato Donald Trump demonstrou forte apoio ao setor de criptomoedas. Por isso, especialistas esperam um grande impacto das eleições na cotação dos ativos digitais.

“Temos o resultado das eleições nos EUA para sair e precisamos ver como o mercado vai lidar com isso. Era esperado que tivéssemos um movimento de aversão ao risco que tivemos na última sexta-feira. Agora temos um cenário mais fértil para um movimento de alta”, disse Lucas Josa, especialista em criptoativos do BTG Pactual, no Morning Call Crypto.
“Acho que é importante tomar cuidado dentro desse movimento porque estamos diante de um dos maiores eventos do mercado cripto”, recomendou o especialista, citando as eleições como um importante evento para o mercado.

“A próxima semana será extremamente movimentada para os mercados devido às eleições americanas na terça-feira e à reunião do Fed nos dois dias seguintes. O resultado das eleições será importante na redução da aversão ao risco e no fortalecimento das tratativas em direção a um cenário regulatório mais claro, enquanto a reunião do Fed deverá confirmar um novo corte na taxa de juros, medida favorável ao mercado cripto. Esses fatores, combinados a um cenário macroeconômico melhor, nos fazem confiantes na nossa visão de longo prazo de que os próximos meses serão promissores para o setor", disse Fábio Plein, diretor regional da Coinbase para as Américas.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptoativosCriptomoedasFinançasEleições americanas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame