Acompanhe:

A semana no mundo das criptomoedas foi marcada pelo início do julgamento que pode desmascarar uma das figuras mais polêmicas e famosas do setor: Craig Wright. O australiano, que é cientista da computação, chamou a atenção há alguns anos após afirmar que seria Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do bitcoin.

Wright apresentou documentos que supostamente confirmariam que ele foi o responsável por criar a maior criptomoeda do mercado. Desde então, ele começou a processar diversos desenvolvedores do ecossistema cripto, acusando-os de violar os direitos autorais que ele teria em torno do ativo e da tecnologia blockchain.

Em 2021, a organização sem fins lucrativos Crypto Open Patent Alliance (COPA) decidiu processar Wright para obrigar o cientista a provar que ele teria criado o bitcoin e produzido o chamado white paper da criptomoeda, um texto base que "apresentou" o ativo ao mercado e explica seu funcionamento.

O julgamento ocorre no Reino Unido e a expectativa é que ele se estenda até meados de fevereiro. Wright chegou a apresentar um acordo para encerrar o processo, mas a organização rejeitou a proposta. A COPA afirma que busca encerrar qualquer tipo de "guerra judicial" na comunidade cripto.

Um porta-voz da organização afirmou que "a reivindicação de Wright de que ele seria o Satoshi Nakamoto é uma mentira deslavada e uma narrativa falsa elaborada, apoiada em uma fabricação em escala industrial".

No segundo dia do julgamento, os advogados da COPA apresentaram provas de que diversos documentos usados por Wright como evidência de que ele criou o bitcoin eram falsos. O cientista afirmou que os erros encontrados mostravam, na verdade, que o material era verdadeiro, já que "se fossem falsos, eles seriam perfeitos".

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Quem é Satoshi Nakamoto?

A COPA alega ainda que Wright não demonstra ter as habilidades técnicas necessárias para ter criado o bitcoin. Ela contesta, ainda, as alegações do australiano de que possíveis testemunhas que confirmariam sua versão estão doentes ou morreram.

Entusiastas do mundo das criptomoedas pontuam ainda que Wright não deu indicativos de que tem acesso à carteira digital original de Satoshi Nakamoto, que acumula uma quantia bilionário de bitcoins e está inativa desde que o criador do ativo desapareceu, em 2011.

A identidade de Nakamoto é um dos grandes mistérios do mercado cripto. Até hoje, não se sabe se Satoshi era um homem, mulher, um único indivíduo ou até um grupo de pessoas. Após criar o bitcoin e a tecnologia blockchain, Nakamoto chegou a fazer alguns pronunciamentos públicos antes do seu desaparecimento, abrindo margem para várias teorias sobre sua identidade. Alguns, inclusive, afirmam que ele poderia ser Steve Jobs, fundador da Apple.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Blockchain Sui atrai R$ 1,5 bilhão em 30 dias e supera concorrentes no mercado
Future of Money

Blockchain Sui atrai R$ 1,5 bilhão em 30 dias e supera concorrentes no mercado

Há 17 horas

Presidente da CVM diz que criptoativos não são inimigos e quer mais 10 milhões de investidores na B3
Future of Money

Presidente da CVM diz que criptoativos não são inimigos e quer mais 10 milhões de investidores na B3

Há 18 horas

Edward Snowden: bitcoin é o maior avanço monetário desde a criação das moedas
Future of Money

Edward Snowden: bitcoin é o maior avanço monetário desde a criação das moedas

Há 20 horas

Vitalik Buterin diz que IA pode ajudar Ethereum a superar seu 'maior risco técnico'
Future of Money

Vitalik Buterin diz que IA pode ajudar Ethereum a superar seu 'maior risco técnico'

Há 21 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais