Inflação vem conforme esperado nos EUA, mas criptomoedas não demonstram reação imediata
Mercado de criptomoedas vinha otimista em relação aos dados de inflação norte-americanos, mas ativos podem já estar precificados
Mariana Maria Silva
Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 11h21.
Os dados do Índice de Preços ao Consumidor dos EUA (CPI) foram liberados na manhã desta quinta-feira, 12, sem pegar ninguém de surpresa. A inflação no país vem conforme o esperado e esta pode ter sido a razão para uma reação pouco expressiva do mercado de criptomoedas.
As cotações dos principais ativos sofrem pouca variação. O bitcoin, maior criptomoeda do mundo, sobe 0,4% na última hora, enquanto o ether, criptomoeda nativa da rede Ethereum, sobe 0,4% no mesmo período, de acordo com dados do CoinGecko.
“Está em linha com o que o mercado já esperava, então muito provavelmente esse resultado negativo no mês a mês já estava precificado”, disse Lucas Josa, analista de criptoativos no BTG Pactual.
A expectativa pelos dados do CPI era alimentada por investidores de criptomoedas em todo o mundo, já que o que acontece na maior economia do mundo se provou bastante significativo para a performance do setor de ativos digitais no último ano.
Isso porque as medidas tomadas pelo Federal Reserve contra a inflação em 2022 foram responsáveis por boa parte da aversão ao risco de investidores. No entanto, analistas esperam que a situação apresente alívio na economia norte-americana, o que consequentemente reduziria a postura agressiva do banco central.
Neste sentido, o CPI é muito importante para que o Fed desenvolva sua política monetária quanto à inflação ao longo do ano. Confira os dados do Índice de Preços ao Consumidor norte-americano para dezembro de 2022:
• Headline CPI: -0,1% m/m vs consenso -0,1% (BTGP: -0,065%);
• Headline CPI: 6,5% a/a vs consenso +6,5% (BTGP: +6,43%);
• Núcleo CPI: 0,3% m/m vs consenso +0,3% (BTGP: +0,30%);
• Núcleo CPI: 5,7% a/a vs consenso +5,7% (BTGP: +5,68%)
Em dezembro de 2022, o Federal Reserve já sinalizou uma postura menos agressiva contra a inflação apresentando um aumento menor do que o praticado ao longo de boa parte de 2022 na taxa de juros do país. Discursos do presidente da instituição também colaboraram para alimentar o otimismo de investidores, principalmente de ativos de risco como ações e criptomoedas.
“Como o CPI veio dentro do esperado, o mercado vai reagir de forma neutra positiva, porque não esperamos mais um descontrole no aumento da taxa de juros”, comentou Tasso Lago, gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move.
“É normal a gente ver volatilidade ao longo do dia diante desse anúncio, o mercado vai digerir e vai precificar. Como veio dentro do esperado, não espero nenhuma grande mudança, onde o sentido geral do mercado já era de leve recuperação” concluiu o especialista.
Cansou de tentar falar com alguém da sua Exchange? Conheça a Mynt, a única no Brasil com atendimento 24 horas e todos os dias, feito por pessoas reais.Abra agora sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok