Fed mantém taxa de juros nos EUA: como a decisão afeta o preço do bitcoin?

Historicamente, decisões do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) sobre taxa de juros nos EUA podem afetar os preços das principais criptomoedas

Federal Reserve (FED), banco federal dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)
Federal Reserve (FED), banco federal dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)
Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 17h49.

Nesta quarta-feira, 31, o Federal Reserve, banco central norte-americano, anunciou que irá manter a taxa de juros do país na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano. Historicamente, as decisões do Fed tiveram impacto no preço das principais criptomoedas.

No momento, o bitcoin é cotado a US$ 42.799, com queda de 0,9% na última hora. Nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinGecko, a principal criptomoeda caiu 2,1%. Ao longo desta quarta-feira, 31, o bitcoin vinha em um movimento de recuperação, interrompido pela notícia da decisão do Fed.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Apesar de ter mantido a taxa de juros, Jerome Powell, presidente do Fed, declarou que ainda não há planos na autarquia para propor cortes nesta taxa. Ao longo de 2022, os aumentos agressivos na taxa de juros dos EUA ajudaram a empurrar a cotação do bitcoin para baixo no que ficou conhecido como o “inverno cripto”. Isso porque com taxas maiores, investimentos de renda fixa se tornam mais atraentes do que ativos de risco como as criptos e vice-versa.

“Certamente, estou encorajado e estamos encorajados pelo progresso. Mas não estamos declarando vitória neste momento. Achamos que temos um longo caminho a percorrer”, disse Powell em seu discurso.

“Não estamos realmente nessa fase, não houve nenhuma proposta de corte de taxas… Não estávamos considerando ativamente reduzir a taxa dos fundos federais”, acrescentou o presidente do Federal Reserve.

Como isso impacta o preço do bitcoin?

"A declaração de Jerome Powell, presidente do Fed, evidenciou que a instituição não prevê uma redução na taxa de juros dos Estados Unidos na iminente reunião de março. Esta posição, que demonstra uma abordagem mais rígida no controle da inflação, gerou certa insatisfação no mercado. O Fed destacou seu compromisso em fundamentar suas decisões em indicadores econômicos concretos, ao invés de seguir um cronograma fixo, para determinar o momento oportuno para o primeiro corte da taxa de juros do ano”, explicou João Galhardo, analista de research da Mynt, plataforma de criptoativos do BTG Pactual.

“Os investidores devem manter-se atentos às futuras divulgações dos dados de inflação dos Estados Unidos, visto que estes serão determinantes para as diretrizes do Fed nos próximos meses. Antecipa-se que reduções nas taxas de juros só ocorrerão quando os indicadores de inflação se alinharem com as metas estabelecidas pela autarquia”, concluiu o analista à EXAME.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Mais de Future of Money

Blockchain ajuda na inclusão financeira, mas não é "varinha mágica", diz executivo

Taxas de transação com bitcoin despencam e revertem disparada após halving

O que aconteceu com o bitcoin depois do halving? Cripto tem aumento discreto após “evento do ano”

Stablecoins são "tábua de salvação" em países com inflação alta, diz CEO da Tether

Mais na Exame