Esporte

Uefa suspende Prestianni após episódio de racismo contra Vini Jr.

Gianluca Prestianni ficará fora de um jogo da Champions após denúncia de Vini Jr. na partida Benfica x Real Madrid

Vini Jr: brasileiro sofreu novos episódios racistas em fevereiro (Torbjorn Tande/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images)

Vini Jr: brasileiro sofreu novos episódios racistas em fevereiro (Torbjorn Tande/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 23 de fevereiro de 2026 às 12h19.

Priorizar nos meus resultados Google
Tudo sobreFutebol
Saiba mais

A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou, nesta segunda-feira, 23, a suspensão provisória do jogador Gianluca Prestianni, atacante do clube português Benfica, por uma partida.

A decisão ocorre após denúncia de racismo feita pelo jogador brasileiro Vini Jr. no confronto entre Benfica e Real Madrid, pelos playoffs da Champions League 2025/2026, no dia 17 de fevereiro.

Com a medida, Prestianni está fora do jogo de volta entre Real Madrid e Benfica, marcado para esta quarta-feira, 25, na Espanha. Na ida, o time espanhol venceu por 1 a 0.

Segundo comunicado oficial, um Inspetor de Ética e Disciplina foi designado para analisar o caso. O Órgão de Controle, Ética e Disciplina aplicou a suspensão cautelar por possível violação do Artigo 14 do Regulamento Disciplinar da Uefa, que trata de condutas discriminatórias.

A Uefa informou que a punição tem caráter provisório e não representa decisão definitiva. O julgamento final ocorrerá após a conclusão da investigação.

Denúncia ocorreu após gol no Estádio da Luz

O episódio aconteceu após Vini Jr. marcar um gol no segundo tempo da partida, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Após a comemoração, houve confusão entre jogadores. O árbitro francês François Letexier aplicou cartão amarelo ao brasileiro.

Na sequência, Vini Jr. relatou manifestação racista vinda da lateral do campo. O árbitro acionou o protocolo antirracismo da Uefa e paralisou o jogo por cerca de 10 minutos.

Veja a decisão da Uefa:

"Após a nomeação de um Inspetor de Ética e Disciplina da UEFA (EDI) para investigar alegações de comportamento discriminatório durante a partida do playoff do mata-mata da Liga dos Campeões da UEFA 2025/2026 entre o SL Benfica e o Real Madrid CF, em 17 de fevereiro de 2026, e mediante solicitação do EDI com base em um relatório preliminar, o Órgão de Controle, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB) decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Gianluca Prestianni por uma (1) partida de competições de clubes da UEFA para a qual ele estaria elegível, por violação prima facie do Artigo 14 do Regulamento Disciplinar da UEFA (DR), relacionado a comportamento discriminatório.

A medida não prejudica qualquer decisão que os órgãos disciplinares da UEFA venham a tomar posteriormente, após a conclusão da investigação em andamento e o respectivo encaminhamento aos órgãos disciplinares da entidade.

Mais informações sobre o caso serão divulgadas oportunamente."

Acompanhe tudo sobre:FutebolReal MadridRacismo

Mais de Esporte

Como uma rebatida alterou o destino de um jogador de beisebol no 11 de Setembro

Clube da Itália repassa bilhetes para fãs de 90 anos em dia de vitória por 4 a 1

Trump critica troca 'insana' da NBA e pede: 'Refaçam o acordo!'

Por que liga de golfe pediu falência após gastar R$ 25 bilhões e qual o futuro do torneio