Exame Logo

Pacto Global da ONU promove evento sobre inclusão digital e financeira de mulheres em Nova Iorque

Evento que conta com apoio do Boticário e tem a EXAME como parceria oficial, acontecerá no dia 16 de março em Nova Iorque

Evento do Pacto Global da ONU no Brasil: ação quer engajar empresas na inclusão e diversidade para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Getty Images/Reprodução)
Fernanda Bastos

Repórter de ESG

Publicado em 14 de março de 2023 às 15h23.

O Pacto Global da ONU no Brasil promove, no dia 16 de março, o evento Inclusão digital e financeira no Brasil: uma perspectiva interseccional do Sul Global, evento paralelo a reunião da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW, da sigla em inglês). A ação acontecerá em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas com o objetivo de engajar empresas na inclusão e diversidade, principalmente pensando em mulheres, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (áreas STEM, na sigla em inglês). O encontro será a oportunidade para companhias não-stem se comprometer com ações de gênero e raça. O evento conta com apoio do Boticário e tem a EXAME como parceria de mídia oficial.

“Temos um longo caminho a percorrer para engajar o setor privado rumo a um mundo mais equitativo. E é papel do Pacto Global mostrar que existe uma maneira de gerar resultados tangíveis não apenas no local de trabalho, mas também no mercado e na comunidade, por isso eventos como esse são importantes. Temos o Movimento Elas Lideram 2030, da plataforma de Direitos Humanos, por exemplo, com a ambição de ter mais de 1.500 empresas comprometidas com o tema e apoiá-las a assumir objetivos ambiciosos, como ter 11 mil mulheres em cargos de alta liderança até 2030. É uma ambição enorme e o início da caminhada. É preciso pensar em outras ações de inclusão dentro dessa temática”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Veja também

Os debates ocorrerão durante toda a quinta-feira, de 13h às 20h (horário local) e serão divididos em três mesas: O papel das empresas na promoção de mulheres e meninas em carreiras STEM, Setor público e privado: trabalhando juntos para uma sociedade igualitária e A situação das mulheres na perspectiva dos movimentos de direitos humanos da estratégia Ambição 2030.

“A busca por uma sociedade justa e equitativa vem de longa data e tem exigido ações concretas do poder público, empresas e organizações da sociedade civil. Reconhecer a urgência do tema e atuar em áreas específicas é fundamental para a construção de um novo contexto social. Não precisamos apenas de mais meninas e mulheres na ciência, por exemplo, mas de uma ciência comprometida com a emancipação e autonomia de quem sempre esteve à margem do fazer ciência. Não é só sobre ter mais, mas também sobre ter melhor”, complementa Tayná Leite, Gerente Sênior de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres foi criada pelo ECOSOC – Conselho Econômico e Social, em 1946, com o intuito de discutir os direitos e empoderamento das mulheres e meninas em todo o mundo. A ONU Mulheres atua secretariando a Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), que se reúne em Nova Iorque, sendo um dos principais fóruns de negociação e monitoramento dos compromissos internacionais sobre os direitos humanos das mulheres onde participam autoridades, a sociedade civil e especialistas.

“Como empresa, entendemos que nosso papel é também ajudar a sociedade a evoluir. Podemos ser agentes sociais de transformação e a parceria com o Pacto Global da ONU também caminha nesta direção, reforçando uma atuação conjunta por uma sociedade mais inclusiva e com mais oportunidades para todos. Nosso papel neste sentido é também fomentar um movimento de forma coletiva que possa promover uma beleza socialmente mais inclusiva e com impacto positivo para sociedade”, afirma Fabiana De Freitas, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, ESG e Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.

Confira a programação completa abaixo:

13h30 Abertura
Sanda Ojiambo, CEO, UN Global Compact (TBC)
Carlo Pereira, CEO, Pacto Global da ONU no Brasil
Blanche Tax, Vice Diretora, Escritório do ACNUR em Nova York

14h Keynote Speaker: Cynthia Muffuh, Head de Direitos Humanos e Gênero, UNGC

14h15 Keynote Speaker: Anna Falth, Head Global para o Empoderamento das Mulheres/WEPs, ONU Mulheres

14h45 Keynote Speaker: Patricia Muratori, Diretora, YouTube Brasil

15h Painel 1: O papel das empresas na promoção de mulheres e meninas em carreiras STEM
Raquel Virgínia, CEO, Nhaí Fernanda Ribeiro, Fundadora, Conta Black Renata Petrocelli, Superintendente de Comunicação, Eletrobras
Helena Bertho, Diretora Global de Diversidade e Inclusão, Nubank
Moderação: Daniela Grelin, Diretora Executiva, Avon Institute e Membro da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres

16h Mulheres e meninas em áreas STEM
Rafaela Guedes, Gerente Executiva de Responsabilidade Social, Petrobras

16h15 Painel 2: Setor público e privado: trabalhando juntos para uma sociedade igualitária
Carol Dartora, Deputada Federal do Paraná
Suelma Rosa, Head de Reputação e Assuntos Corporativos para América Latina, Unilever
Winnie dos Santos, Especialista em Relações Raciais, CEERT
Moderação: Tayná Leite, Gerente Sênior de Direitos Humanos, Pacto Global da ONU no Brasil

17h15 Interseccionalidade no centro: perspectivas do sul Global - Benilda Brito, CEO, Mucua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar

18h Painel 3: A situação das mulheres na perspectiva dos movimentos de direitos humanos da estratégia Ambição 2030
Roberta Bicalho, Diretora de Gente e Gestão, Grupo Soma
Eduardo Migliano, CEO, 99 Jobs
Michele Salles, Diretora de DEI e Saúde Mental América do Sul, Ambev
Moderação: Gilberto Costa Junior, Diretor Executivo, Pacto de Promoção da Equidade Racial

19h Keynote Speaker Nina da Hora, Fundadora e Diretora Executiva, Instituto da Hora

19h15 Encerramento
Camila Valverde, COO, Pacto Global da ONU no Brasil

Acompanhe tudo sobre:ONUMulheres

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame