ESG

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Mudança climática já é a principal preocupação das empresas no Brasil

Outro temor crescente é com catástrofes naturais, incluindo enchentes e temperaturas extremas

Indústria:  (georgeclerk/Getty Images)

Indústria: (georgeclerk/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 09h02.

Última atualização em 20 de janeiro de 2024 às 09h05.

A preocupação com mudanças climáticas deu um salto no Brasil. Empresários apontam questões relativas aos distúrbios do clima como principal risco para 2024, mostra uma pesquisa da Allianz Commercial. No ano passado, esse tema aparecia em oitavo lugar. Ainda no ranking, outro temor crescente ligado ao meio ambiente é com catástrofes naturais, incluindo enchentes e temperaturas extremas, que subiu do sexto para o quarto lugar.

Temores globais

O estudo da Allianz, chamado Risk Barometer, é mundial, feito em 92 países com mais de 3 mil executivos do mundo corporativo. No agregado global, a maior preocupação para os negócios em 2024 é com ataques cibernéticos, que incluem o temor de vazamento de dados, invasões de sistemas e pedidos de resgates por informações roubadas. No ranking mundial, preocupação com catástrofes naturais aparece em terceiro lugar e com mudanças climáticas em sétimo.

Já na Argentina, que começou 2024 com novo presidente, o ultradireitista Javier Milei, uma das principais preocupações dos empresários é com "mudanças na legislação e regulação", além do desenvolvimento da economia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPoluiçãoMudanças climáticas

Mais de ESG

Energia solar avança em ritmo recorde e renováveis devem superar carvão pela primeira vez

Nova regra da UE para aviação cobra emissões, mas evita confronto com EUA e China

Chile declarou estado de catástrofe para conter a pior enchente em duas décadas

Eletrificação do transporte pode evitar 65 mil mortes no Brasil até 2050, diz estudo