Exame Logo

A estratégia da SLC Agrícola para atingir 99% de reciclabilidade nas fazendas

Companhia tem como meta zerar o volume de resíduos enviados para aterros até 2028 a partir da circularidade

85% das indústrias têm adotado alguma prática de economia circular na sua produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (Marcelo Coelho/Divulgação)
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 11h51.

Desde 2021, a SLC Agrícola, produtora decommoditiesda agricultura, conta com um projeto de economia circular para evitar a destinação de resíduos a aterros sanitários. Além de evitar o desperdício de produtos, a iniciativa é considerada pela companhia como uma forma de aumentar a eficiência e otimização dos seus recursos.

A meta é que até2028 a companhia zere o volume de resíduos enviados para aterros. Para atingir esse objetivo, a SLC conta com iniciativas de compostagem do lixo orgânico derivado das atividades agrícolas, como restos de alimentos, esterco de animais e resíduos da poda. Os materiais passam por um tratamento, e posteriormente se tornam um fertilizante orgânico para as lavouras.

Veja também

A Fazenda Pamplona, propriedade da empresa em Cristalina (GO), foi a primeira unidade da SLC Agrícola a adotar a prática,aumentando o seu índice de reciclabilidade de 29% para 99,8%.

Para o diretor de sustentabilidade da companhia, Álvaro Dilli, a circularidade é o caminho certo para alavancar a agenda desustentabilidade da SLC Agrícola. “Ao realizar a melhor separação e destinação dos resíduos dentro das nossas unidades, aumentaremos a vida útil destes materiais, que anteriormente eram apenas resíduos”, explica.

De acordo com Dilli, a estratégia ajuda a companhia a alinhar o crescimento econômico do negócio com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social.

Expansão da estratégia

Outras unidades da SLC Agrícola também passaram a implementar a iniciativa de reciclagem e compostagem a partir do sucesso na Fazenda Pamplona, como locais no Piauí, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. Ao longo dos próximos três anos, 23 fazendas integrem a ação de economia circular na sua rotina.

Até o momento, mais de 13.300 toneladas de resíduos orgânicos deixaram de ir paraaterros sanitários a partir da compostagem.

A reciclagem e circularidade dos materiais se mostra como um movimento crescente entre as empresas nacionais: 85% das indústrias têm adotado alguma prática de economia circular na sua produção, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria. Além de beneficiar o meio ambiente, reduzir a geração de lixo e o desperdício de materiais ajuda a reduzir os custos na produção.

Confira imagens da economia circular

Acompanhe tudo sobre:SLC AgrícolaEconomia CircularReciclagemAgriculturaAgronegócioFertilizantes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame