Exame Logo

Politize! lança campanha para conter abstenção nas eleições

Objetivo é impactar 10 milhões de pessoas falando sobre a importância do voto e diminuir o índice de abstenção de 20,3% registrado em 2018

(Divulgação/Divulgação)
EB

Esfera Brasil

Publicado em 10 de setembro de 2022 às 10h00.

Nas eleições gerais de 2018, quase 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de abstenção atingiu 20,3%, o mais alto desde as eleições de 1998, quando 21,5% do eleitorado não votou.

Para tentar aumentar a participação da população no pleito deste ano, no próximo dia 2 de outubro, a Politize!, organização da sociedade civil que tem como missão formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia por meio da educação política, lança a campanha “Olhe. Vote. Mude”. Por meio de informações, educação e capacitação de eleitores, para que eles entendam a importância da participação nas eleições, a entidade pretende impactar 10 milhões de pessoas.

Veja também

Para isso, os voluntários do Programa Embaixadores Politize! realizarão capacitações de seis dias nos períodos pré e pós eleições, além de irem às ruas para realizar ações de panfletagens, estimulando o voto capacitado, e de instalar barracas de conversa para incentivar o debate e diálogo saudável sobre eleições.

A organização também criou um Guia do Eleitor, com informações que vão desde o funcionamento das estruturas de governo, processos de construção do voto, até fake news e cidadania para além das eleições. E também desenvolveu, em parceria com o TSE e com o apoio do Twitter, um chatbot interativo que esclarecerá dúvidas da população sobre as eleições. O recurso estará disponível via Mensagem Direta (DM) do perfil da Politize! no Twitter.

A campanha também irá atuar presencialmente nos ambientes urbanos. Os voluntários do Programa Embaixadores Politize! irão desenvolver formações com duração de seis dias nos períodos pré e pós eleições, além de irem às ruas para realizar ações de panfletagens, estimulando o voto capacitado, e barracas de conversa para incentivar o debate e diálogo saudável sobre eleições. Ações de colagem de cartazes também serão desenvolvidas nas cinco regiões do país, durante os dois meses de campanha, buscando atrair públicos diferentes para compreenderem a importância das eleições

“Atualmente, o Brasil apresenta uma cultura pouco democrática, de baixa participação política e com fortes tendências à polarização por conta da desinformação. Acreditamos que só a educação é capaz de mudar este cenário”, diz Luiza Wosgrau Câmara, gestora do núcleo de Comunicação da Politize!.

Com cerca de 200 voluntários, em 21 estados e no Distrito Federal, 113 mil pessoas já participaram das oficinas da Politize! e mais de 60 mil estudantes foram impactados.

Acompanhe tudo sobre:Eleições

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esfera Brasil

Mais na Exame