Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Plataforma Transforma Brasil conecta 1 milhão de voluntários a ONGs

Brasil tem 57 milhões de voluntários ativos; programa de voluntariado completa quatro anos com quatro milhões de horas de trabalho voluntário

 (Transforma Brasil/Divulgação)

(Transforma Brasil/Divulgação)

O Brasil conta com 57 milhões de voluntários ativos, segundo Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, divulgada pelo IDIS, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, em julho deste ano. A pesquisa aponta que 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. Chama a atenção também o número de voluntários ativos no momento da pesquisa – 34% dos entrevistados, o que representa cerca de 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

No mês em que se celebra o Dia do Voluntariado (28 de agosto), a Transforma Brasil, a maior plataforma de voluntariado do país, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, como um dos principais programas de voluntariado das Américas, completa quatro anos com a marca de quatro milhões de horas de trabalho voluntário e mais de 1 milhão de brasileiros inscritos.

 “Há milhões de pessoas querendo prestar serviço voluntário e milhares de ONGs necessitando dessa ajuda”, diz o presidente da Transforma Brasil, o empreendedor social Fábio Silva, do Recife. “Nosso papel é unir essas duas pontas, trazendo benefícios para quem necessita.”

Por isso, a plataforma é conhecida como “match do bem” e traz os mais diversos tipos de ações. As emergenciais são as que mais mobilizam, como a Tamo Junto na Luta, de combate à fome, que reuniu 4 mil voluntários em todo o país, e a Tamo Junto a Vacina, de apoio à vacinação, desenvolvida com a Frente Nacional de Prefeitos e que uniu 1.737 voluntários. Este ano, a ação SOS Chuvas Pernambuco, de apoio às vítimas das chuvas no estado, teve mais de 700 voluntários envolvidos na entrega de alimentos, roupas, cobertores e colchões a mais de 200 comunidades em 10 cidades, apoiando 55 mil pessoas.

Fábio Silva acredita num crescimento exponencial do voluntariado no Brasil: “Ajudar o próximo nunca foi tão atual e importante. A solidariedade foi o caminho que muitos decidiram seguir para buscar uma sociedade mais justa”, afirma. “E muitos mais vão aderir a esse novo e melhor mundo, pois este é um caminho sem volta. Vamos transformar o Brasil em uma nação de voluntários.”

Eleito pela revista Forbes como o principal empreendedor social do país em 2017, Fábio também criou a primeira incubadora e aceleradora de iniciativas sociais no Brasil, a Porto Social, e é idealizador de um grande ecossistema social, a Rede Muda Mundo, que inclui também o Movimento Novo Jeito, o Instituto Fábrica do Bem e a Casa Zero, primeiro shopping social e cultural da América Latina, no Recife.

Para se inscrever na plataforma, o endereço é www.transformabrasil.com.br

Mais de Esfera Brasil

Hidrogênio verde deve ser pensado para impulsionar industrialização, diz Jaques Wagner

Ministério da Saúde publica portaria para agilizar regulação de medicamentos

Papel das plataformas digitais exige adaptação dos debates sobre direitos

Mercado de carbono tem potencial para atrair até US$ 120 bi e gerar 8 milhões de empregos

Mais na Exame