Exame Logo

Zurique é a cidade com melhor qualidade de vida do mundo

Pesquisa anual da Mercer Human Resource mostra queda da pontuação de São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

A suíça Zurique é a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo, segundo pesquisa anual da Mercer Human Resource. O trabalho comparou 39 itens de 215 cidades em todo o planeta, com o objetivo de auxiliar as multinacionais a montar pacotes de benefícios para executivos transferidos da matriz para essas localidades. "Os expatriados devem ser compensados por quaisquer mudanças negativas em sua qualidade de vida, principalmente se estão em cidades com baixos padrões de vida", afirma Rebecca Powers, diretora da Mercer no escritório de São Francisco.

Das quatro cidades brasileiras presentes na pesquisa, apenas São Paulo recuou em relação ao trabalho anterior. A capital paulista caiu da 107ª para a 108ª posição, embora permaneça com a mesma pontuação de 2005: 77,1 pontos. As demais - Brasília, Rio de Janeiro e Manaus, mantiveram-se na mesma colocação: 104ª e 78,8 pontos; 117ª e 74,5 pontos; e 129ª e 71,5 pontos, respectivamente.

Veja também

Segundo a Mercer, São Paulo e Rio de Janeiro são muito bem avaliadas em itens como serviços bancários, qualidade e disponibilidade de peixes e carnes, entre outros. A baixa classificação no ranking, porém, decorre dos altos índices de criminalidade.

A segunda colocada no ranking é Genebra, com uma pontuação muito próxima da de Zurique - 108,1 pontos, contra 108,2 pontos da líder. Em terceiro lugar, vem a canadense Vancouver, com 107,7 pontos. Quase metade das 30 cidades com melhor qualidade de vida está na Europa Ocidental.

Entre as cidades americanas, a melhor é Honolulu, com 103,3 pontos e ocupando a 27ª posição. A cidade recuou duas posições em relação à pesquisa anterior da Mercer. O estudo estabelece como referência a cidade de Nova York, que sempre conta com 100 pontos. Pontuações acima disso refletem uma qualidade de vida melhor que a dos novaiorquinos. Nesta edição, Bagdá foi considerado o pior local para se viver, com 14,5 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame