Economia

Venezuela monta novo plano de racionamento de energia

Caracas - O governo da Venezuela informou que está montando uma novo plano de racionamento de eletricidade para Caracas, com o objetivo de superar os apagões, após um outro racionamento colocado em prática na semana passada ter sido rapidamente suspenso. Em comunicado da agência estatal de notícias ABN, o ministro da Eletricidade, Ali Rodríguez, disse […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Caracas - O governo da Venezuela informou que está montando uma novo plano de racionamento de eletricidade para Caracas, com o objetivo de superar os apagões, após um outro racionamento colocado em prática na semana passada ter sido rapidamente suspenso. Em comunicado da agência estatal de notícias ABN, o ministro da Eletricidade, Ali Rodríguez, disse que o novo plano, que deverá ser anunciado nesta semana, incluirá corte de eletricidade de não mais que duas horas. Ele afirmou que o racionamento não afetará hospitais, clínicas, estações do corpo de bombeiros e instalações que oferecem "serviços essenciais".

O plano anterior, que cortou a eletricidade em zonas inteiras da cidade por quatro horas, começou na manhã da quarta-feira e foi cancelado pelo presidente Hugo Chávez antes da meia-noite do mesmo dia.

Chávez admitiu que o plano original teve uma pobre execução, dizendo que em alguns casos os eletricitários cortaram o fornecimento de energia onde não deveriam. Ele também disse que os cortes geraram problemas inesperados no trânsito de Caracas, sempre congestionado.

Uma seca no ano passado, combinada a fracos investimentos no setor de energia, deixaram a grade do sistema elétrico da Venezuela incapaz de atender à demanda crescente. Isso forçou o governo Chávez a implementar o racionamento e outras medidas, que os funcionários dizem ser necessárias para evitar um colapso operacional do sistema. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Moody’s eleva nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 e mantém perspectiva positiva

Comércio paulista cresce 14,3% nos primeiros oito meses de 2024

Lista de ‘bets’ regulares está passando por análise criteriosa, diz secretário

Congresso tem de votar lei que indenize passageiro por atraso ou cancelamentos de voo, diz executivo