Economia

Vendas do Dia dos Pais cresceram 8,8%, segundo Serasa

Aumento da renda, baixo desemprego e facilidade de crédito foram as razões apontadas para o crescimento

Shopping em São Paulo: vendas em alta no Dia dos Pais (Wikimedia Commons)

Shopping em São Paulo: vendas em alta no Dia dos Pais (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 16h07.

São Paulo – As vendas do comércio varejista em todo o país, entre 8 e 14 de agosto, semana que terminou no domingo, Dia dos Pais, foram 8,8% maiores que as da semana que antecedeu a data comemorativa do ano passado (de 2 a 8 de agosto). O aumento das vendas foi maior, inclusive, que os 6,9% de elevação verificados na semana do Dia dos Pais de 2010, em relação ao de 2009. Os dados, divulgados hoje (15), são da Serasa.

Só no fim de semana, as vendas também registraram aumento expressivo. De 12 (sexta-feira) a 14 (domingo - Dia dos Pais), houve elevação de 7,2% em relação com o fim de semana de 06 a 08 de agosto do ano anterior. O aumento foi ligeiramente inferior aos 7,7% registrados no fim de semana do Dia dos Pais de 2010, em comparação com 2009.

A Serasa destaca que os percentuais de aumento de vendas foram registrados sobre uma base elevada de comparação, "o que aumenta a relevância" do desempenho do varejo. "Dessa forma, fica evidente que o aumento da renda, o desemprego ainda em patamares baixos e as facilidades de crédito favoreceram o bom desempenho das vendas na data". Segundo a entidade, as promoções do varejo e a facilidade de parcelamento nas compras de produtos de menor valor agregado ajudaram a atrair mais consumidores, principalmente, os mais endividados.

Na cidade de São Paulo, as vendas do Dia dos Pais acompanharam o desempenho nacional, com um crescimento de 6,3% nas vendas durante a semana que antecedeu a data comemorativa. Só no fim de semana passado (de sexta-feira a domingo), o aumento foi 5,8%. No comparativo de 2010 com 2009, as vendas na semana do Dia dos Pais cresceram 5,4% na capital paulista, enquanto as do fim de semana apresentaram uma elevação de 2,2%.

Acompanhe tudo sobre:Comérciodia-dos-paisEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSerasa ExperianVarejo

Mais de Economia

Temporada de resultados nos EUA: o que explica o otimismo do mercado?

Boletim Focus: mercado eleva projeções do IPCA para 2024, 2025 e 2026

Cigarro pode ser taxado em 250% e cerveja em 46%, estima banco

Cade analisa se parceria entre Gol e Azul precisa ser submetida ao órgão

Mais na Exame