1. Em busca de custo-benefício 1 /6(Ali Seifert/Stock.Xchng)
São Paulo – Desde o estouro da bolha imobiliária americana os brasileiros vêm, junto com outros estrangeiros, aquecendo o mercado de imóveis na Flórida, notadamente em Miami. São pessoas de alta e altíssima renda em busca de pechinchas ou mesmo de propriedades de luxo, normalmente em preços mais em conta que seus equivalentes brasileiros. De acordo com a Century 21, maior franquia imobiliária do mundo, a maioria de seus clientes brasileiros busca imóveis de veraneio – em 2011, apenas 40% deles procuravam imóveis como investimentos. Entre os brasileiros de alta renda – que ganham a partir de 30.000 reais por mês – é possível obter pechinchas por meio dos leilões judiciais (foreclosure) ou então por meio de um processo de short sales, que envolve negociação com o agente financeiro do vendedor endividado. No primeiro caso, é possível conseguir descontos de até 60% em relação ao preço atual de mercado, e no segundo, em média 40% de desconto. Já para os muito endinheirados, o preço absoluto importa menos – na verdade, o grande atrativo é o custo-benefício. São procurados os empreendimentos de luxo, normalmente de frente para o mar, cercados por rica vida noturna, gastronômica e comercial. Veja a seguir quais as localidades preferidas dos brasileiros que buscam imóveis na Flórida, segundo a Century 21:
2. South Beach, Miami 2 /6(Gabriel Rivera/Divulgação)
Os brasileiros que desejam morar em Miami Beach buscam casas e apartamentos de luxo, preferencialmente junto à praia. São procuradas desde casas de praia até unidades em condomínios arranha-céus, passando por mansões exclusivas em locais como Star Island, Palm Island e Fisher Island. South Beach, a praia mais famosa de Miami Beach, é também a localidade mais popular entre os brasileiros que decidem comprar um imóvel na Flórida, em especial os que estão em busca de sua primeira propriedade nos Estados Unidos. A região é um reduto da população latina, famoso por suas belezas naturais e pela vida noturna agitada. É lá que ficam as ruas Ocean Drive, Lincoln Road e Spañola Way, ricas em opções de lazer, como bares e restaurantes.
3. Aventura 3 /6(Wikimedia Commons)
Fora do centro da badalação, uma das cidades preferidas dos brasileiros que compram imóveis na Flórida é Aventura. Localizada ao norte de Miami Beach, a cidade também fica no condado de Miami-Dade. Trata-se de uma cidade planejada na década de 70, que conta com uma área residencial de alto padrão e algumas das maiores torres de condomínio da região. É também lá que se localiza o enorme shopping center Aventura Mall, que reúne lojas de departamento e lojas de grife.
4. Coral Gables 4 /6(Divulgação)
Localizada mais ao sul do condado de Miami-Dade, Coral Gables é uma cidade planejada, desenhada para se tornar uma cidade internacional e onde hoje se localizam mais de 20 consulados e escritórios de governos estrangeiros e mais de 150 multinacionais. A intenção de seu fundador era torná-la um portão para a América Latina – a isso se soma o fato de que, atualmente, a cidade fica próxima ao Aeroporto Internacional de Miami. Hoje, Coral Gables mantém laços com “cidades-irmãs”, como Granada, na Espanha, e Quito, no Equador. Construída em arquitetura mediterrânea, Coral Gables conta com ruas e avenidas cheias de verde e amigáveis a pedestres, sendo também a sede da Universidade de Miami. A cidade conta com importantes centros de compras, como o Miracle Mile e o shopping a céu aberto Village of Merrick Park, além de ser considerada o melhor destino de compras para noivas.
5. Fort Lauderdale 5 /6(Wikimedia Commons)
Segundo a Century 21, Fort Lauderdale oferece algumas das melhores opções do mercado imobiliário americano, tanto residencial quanto comercial, incluindo imóveis de luxo. Importante destino turístico, a cidade do condado de Broward é considerada a Capital Mundial dos Iates. Seu sistema de canais ladeados por mansões rendeu-lhe ainda a alcunha de “A Veneza da América”.
6. Key Biscayne 6 /6(André Penner)
Ao sul de Miami Beach fica a ilha onde se localiza o vilarejo de Key Bicayne, uma comunidade tranquila, porém a menos de 20 quilômetros da vida agitada de Miami. Key Biscayne é uma das áreas mais valorizadas da região de Miami Beach, repleta de condomínios residenciais e cercada por praias de águas rasas.