"Vamos voltar às reformas nos próximos 60, 90 dias", diz Guedes
De acordo com ministro, agenda de reformas deve retornar nas próximas semanas
Estadão Conteúdo
Publicado em 17 de junho de 2020 às 14h02.
Última atualização em 17 de junho de 2020 às 16h29.
O ministro da Economia, Paulo Guedes , alertou nesta quarta-feira 17, que a recessão econômica causada pela pandemia de covid-19 pode se transformar em uma depressão econômica se seus efeitos na atividade não forem enfrentados.
"Vamos passar pela guerra contra essa doença com senso de cooperação e preservando vidas. Depois, temos pela frente o que eu chamo de segunda onda da crise, que é econômica. Essa recessão pode ser transformar em depressão econômica se não combatermos seus efeitos", afirmou o ministro, em videoconferência organizada pelo Acton Institute.
Ele ressaltou, porém, a importância de se retomar a discussão do programa de reformas que tramitam no Congresso Nacional.
“Gastamos duas vezes mais que países emergentes e 10% mais que a média dos países avançados [para combater os feitos da pandemia]. Então agora que estamos finalizando nossos programas emergenciais, vamos voltar às reformas nos próximos 60, 90 dias”, disse, acrescentando que o governo vai acelerar as reformas e levará o país para uma direção liberal.
Guedes citou as medidas emergenciais tomadas pelo governo desde o início da crise, como a criação de um auxílio aos desempregados e trabalhadores informais, além de repasses para governos regionais.
(Com Kelly Oliveira, da Agência Brasil)