Exame Logo

Snow deve deixar o Tesouro americano em junho

Transformar o crescimento econômico em ganhos reais para a população é o desafio do próximo secretário

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, deve anunciar sua saída do governo Bush em meados de junho, de acordo com o americano The Wall Street Journal. Após meses de críticas e especulações sobre seu futuro, Snow comunicou à Casa Branca seu desejo de deixar o cargo. Oficialmente, Snow não se pronunciará sobre o assunto até que o presidente americano, George W. Bush, escolha seu sucessor.

Durante uma conferência na noite desta quinta-feira (25/5), Bush afirmou que não havia conversado com Snow sobre sua saída. O presidente americano, contudo, evitou avaliar por quanto tempo seu assessor ficará no cargo e o congratulou pelo "bom trabalho que tem feito".

Veja também

Snow assumiu o cargo em 2003, no lugar de Paul O';Neill. Seu antecessor tornou-se conhecido pelo estilo áspero com que dava declarações públicas, tendo cometido várias gafes que embaraçaram o governo. Embora Snow seja mais comedido, sua principal falha é não conseguir comunicar claramente ao público os avanços da economia americana. Segundo seus críticos, as dificuldades de comunicação impedem que Bush - em queda nas pesquisas de popularidade - possa capitalizar a expansão econômica de seu país.

Para The Wall Street Journal, a dificuldade em encontrar um sucessor adequado é o que está alongando a permanência de Snow na secretaria. Embora a economia americana esteja crescendo, o próximo secretário do Tesouro terá vários desafios, sobretudo porque a população não sente que o avanço tenha se traduzido em melhoria das condições de vida. Uma recente pesquisa do jornal americano mostrou que 77% dos entrevistados declararam-se preocupados com a economia, apesar dos bons indicadores.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame