Economia

Sem motivos econômicos, nervosismo no mercado é político

O mercado financeiro brasileiro se prepara para mais uma semana que -- ninguém sabe -- poderá ser marcada pela especulação cambial. Não fosse o clima de nervosismo imposto pelo cenário político, o mercado estaria bem servido de boas notícias ao longo dos próximos cinco dias, quando serão divulgados importantes fundamentos econômicos que, de acordo com […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O mercado financeiro brasileiro se prepara para mais uma semana que -- ninguém sabe -- poderá ser marcada pela especulação cambial. Não fosse o clima de nervosismo imposto pelo cenário político, o mercado estaria bem servido de boas notícias ao longo dos próximos cinco dias, quando serão divulgados importantes fundamentos econômicos que, de acordo com expectativas de analistas, confirmarão a retomada gradual do nível de atividade do país.

De acordo com o relatório semanal do BBV Banco, a recuperação gradual do nível de atividade neste ano deverá se confirmar como o esperado. Essa situação poderia

sugerir uma melhora importante do mercado de crédito -- em termos de maiores volumes e menores taxas -- capaz de servir de combustível para uma recuperação mais intensa do nível de atividade , dizem os analistas. Entretanto, as incertezas acentuadas recentemente pelo tema eleitoral conduziram a uma piora no risco-país e a uma severa elevação da estrutura a termo da taxa de juros, fazendo com que o Banco Central mantivesse a taxa de juros em 18,5% e elevasse os recolhimentos compulsórios sobre depósitos a prazo de 10% para 15%, contraindo a liquidez. Com esses condicionantes, as perspectivas para o mercado de crédito em 2002 tornam-se menos otimistas.

Nesta segunda-feira (24/06) sai o resultado do Secex da terceira semana de junho da balança comercial. A expectativa do BBV é de saldo positivo em 120 milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade