EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (30/6) que a Rússia suspendeu o embargo total à carne brasileira. Continua, porém, a proibição à importação de carne do estado do Pará, reconhecidamente com caso de febre aftosa, e do Mato Grosso, em função de um acordo pelo qual estados vizinhos aos focos também precisam cumprir quarentena de até 12 meses.
"Estamos tentando abreviar esse período", afirma Rodrigues, que estima que o Mato Grosso é responsável por 4,9% das vendas brasileiras do produto para os russos.
A Confederação Nacional da Agricultura estima que o Brasil deixou de embarcar 8,45 mil toneladas de carne bovina para a Rússia em função do embargo. O foco paraense foi detectado há duas semanas no município de Monte Alegre. Uma equipe técnica brasileira está na Rússia desde sábado, negociando uma saída para a suspensão das compras.
O ministro também afirmou que aguarda solução rápida para a suspensão das importações pela Argentina. "Quanto ao embargo na Argentina espero receber uma resposta positiva ainda hoje."
Com informações da Agência Brasil.