Economia

Riscos para a economia da Alemanha no 4º trimestre

A economia alemã registrará desaceleração e pode, inclusive, passar por uma contração no último trimestre 2012


	O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schaeuble: segundo o governo, a fragilidade econômica de alguns países da Eurozona afeta a locomotiva alemã (John Macdougall/AFP)

O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schaeuble: segundo o governo, a fragilidade econômica de alguns países da Eurozona afeta a locomotiva alemã (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 11h16.

Frankfurt - A economia registrará desaceleração e pode, inclusive, passar por uma contração no último trimestre 2012, segundo documentos do ministério das Finanças e do Bundesbank divulgados nesta segunda-feira.

Apesar da atividade industrial da maior economia europeia ter sido sólida em setembro, no último trimestre de 2012 a "Alemanha registrará uma líquida desaceleração econômica", adverte o ministério das Finanças.

De acordo com o governo, a fragilidade econômica de alguns países da Eurozona afeta a locomotiva alemã.

Após uma "expansão sensível da economia no terceiro trimestre", pode acontecer uma paralisação ou até mesmo um leve retrocesso do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, destaca o Bundesbank, o banco central alemão, no relatório mensal de outubro.

O governo alemão revisou recentemente em leve alta a previsão de crescimento para 2012, a 0,8%, contra 0,7% da projeção anterior.

Mas Berlim também reduziu as previsões para 2013, a 1% contra 1,6% na primeira estimativa, em consequência da crise na zona do euro e da desaceleração nos países emergentes.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento de 0,9% em 2012 e 2013 na Alemanha, enquanto os principais organismos econômicos alemães reduziram recentemente a 0,8% a previsão para 2012 e a 1% para 2013.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaPaíses ricos

Mais de Economia

Após mercado prever altas da Selic, Galípolo afirma que decisão será tomada 'reunião a reunião'

IBC-Br: prévia do PIB sobe 0,80% em setembro, acima do esperado

Após explosões na Praça dos Três Poderes, pacote de corte de gastos só será anunciado depois do G20

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos